Eletromobilidade avança, mas infraestrutura ainda é desafio
Atualmente, há cerca de 1 carregador para cada 17 carros elétricos no país, quantidade insuficiente para atender à crescente demanda
Além da rede elétrica tradicional, marcas sugerem que os EVs possam ser recarregados com paineis e -agora- telhas solares, que captam a energia do sol para a transmissão via cabo
A frota de carros elétricos no Brasil tem registrado crescimento expressivo nos últimos anos, impulsionado por incentivos fiscais, maior eficiência energética e preocupação com a sustentabilidade. Isso é fato.
No entanto, apesar do avanço na eletromobilidade, a infraestrutura de recarga ainda é um dos principais desafios para a consolidação do setor no país.
Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o Brasil fechou 2024 com o recorde: 177.358 veículos eletrificados foram emplacados de janeiro a dezembro, 89% acima dos 93.927 de 2023. Porém o número de carregadores não acompanha o mesmo ritmo: em outubro de 2024 eram pouco mais de 10 mil, o que significa que há cerca de 1 carregador para cada 17 EVs rodando no país.
Suprir a falta de carregadores é essencial para atender a demanda crescente de clientes interessados em transporte eletrificado, além de ser um fator estratégico de planejamento para os próximos anos, quando os híbridos e elétricos deverão representar 50% das vendas até 2030, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Garagem solar é uma das novas ideias
Apesar dos desafios, iniciativas que aliam inovação e solução nas áreas de energia solar e cidades inteligentes têm buscado acelerar a expansão da infraestrutura de recarga, como a garagem solar desenvolvida pela L8 Energy. O projeto foi desenvolvido com capacidade para carregamento de até dois carros elétricos ao mesmo tempo, usando telhas solares na captação de energia.
O CEO da L8 explica que os sistemas fotovoltaicos podem utilizar os módulos solares (conhecidos como painéis) ou as telhas, que são mais recentes no mercado e ainda pouco conhecidas.
"Optamos pela telha solar neste projeto porque ela faz a vedação perfeita da garagem, evitando goteiras, e é mais eficiente. Gera até 5% mais energia do que o módulo. Além disso, a telha cobre a garagem ao mesmo tempo em que capta a energia. Sua tecnologia permite o aproveitamento da luminosidade mesmo em áreas sombreadas sem afetar tanto a geração como acontece com os painéis", afirma Leandro Kuhn.
