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Eletromobilidade avança, mas infraestrutura ainda é desafio

Atualmente, há cerca de 1 carregador para cada 17 carros elétricos no país, quantidade insuficiente para atender à crescente demanda

18 fev 2025 - 13h44
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Resumo
Além da rede elétrica tradicional, marcas sugerem que os EVs possam ser recarregados com paineis e -agora- telhas solares, que captam a energia do sol para a transmissão via cabo

A frota de carros elétricos no Brasil tem registrado crescimento expressivo nos últimos anos, impulsionado por incentivos fiscais, maior eficiência energética e preocupação com a sustentabilidade. Isso é fato.

No entanto, apesar do avanço na eletromobilidade, a infraestrutura de recarga ainda é um dos principais desafios para a consolidação do setor no país. 

Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o Brasil fechou 2024 com o recorde: 177.358 veículos eletrificados foram emplacados de janeiro a dezembro, 89% acima dos 93.927 de 2023. Porém o número de carregadores não acompanha o mesmo ritmo: em outubro de 2024 eram pouco mais de 10 mil, o que significa que há cerca de 1 carregador para cada 17 EVs rodando no país. 

Suprir a falta de carregadores é essencial para atender a demanda crescente de clientes interessados em transporte eletrificado, além de ser um fator estratégico de planejamento para os próximos anos, quando os híbridos e elétricos deverão representar 50% das vendas até 2030, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Garagem solar é uma das novas ideias

Apesar dos desafios, iniciativas que aliam inovação e solução nas áreas de energia solar e cidades inteligentes têm buscado acelerar a expansão da infraestrutura de recarga, como a garagem solar desenvolvida pela L8 Energy. O projeto foi desenvolvido com capacidade para carregamento de até dois carros elétricos ao mesmo tempo, usando telhas solares na captação de energia. 

O CEO da L8 explica que os sistemas fotovoltaicos podem utilizar os módulos solares (conhecidos como painéis) ou as telhas, que são mais recentes no mercado e ainda pouco conhecidas.

"Optamos pela telha solar neste projeto porque ela faz a vedação perfeita da garagem, evitando goteiras, e é mais eficiente. Gera até 5% mais energia do que o módulo. Além disso, a telha cobre a garagem ao mesmo tempo em que capta a energia. Sua tecnologia permite o aproveitamento da luminosidade mesmo em áreas sombreadas sem afetar tanto a geração como acontece com os painéis", afirma Leandro Kuhn.

Telhas e paineis solares podem ser novas e boas ideias para a recarga dos carros eletrificados
Telhas e paineis solares podem ser novas e boas ideias para a recarga dos carros eletrificados
Foto: Divulgação
André Deliberato André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
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