Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

SP avança na implantação da Linha 16-Violeta do Metrô

Secretaria de Parcerias em Investimentos autorizou que uma empresa terceira faça os estudos necessários para a licitação dos novos trilhos

9 jan 2025 - 17h32
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Governo do Estado aprova os estudos necessários para que a nova linha comece a ser implementada na cidade; Linha 16-Violeta pode conectar a Oscar Freire à Cidade Tiradentes

O Governo de São Paulo deu mais um passo para a implantação da Linha 16-Violeta. Nesta semana, a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) publicou a autorização para a elaboração dos estudos necessários para a estruturação da concessão para construção, manutenção e operação do futuro ramal.

O material será elaborado pela Acciona Construción S.A. Serão realizados estudos de viabilidade técnica, jurídica e econômico-financeira para uma possível parceria público-privada (PPP). O Governo de SP vai investir R$ 42,3 milhões nos estudos. A Linha 16-Violeta pretende ligar a estação Oscar Freire (linha 4-Amarela) à zona leste, até a estação Cidade Tiradentes).

Veja como pretende ser a futura linha 16-Violeta do Metrô de SP
Veja como pretende ser a futura linha 16-Violeta do Metrô de SP
Foto: Divulgação

A etapa seguinte do processo é a preparação da modelagem, seguida da realização das audiências e consultas públicas, publicação do edital e realização do leilão. As informações já estão disponíveis no site da SPI.

O projeto da Linha 16-Violeta, qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), vai abarcar a construção, manutenção e operação da nova linha do metrô. Ao todo, ela terá 32 km de extensão e contará com 25 estações.

Integrações

O novo ramal metroviário promete ajudar a melhorar a mobilidade dos usuários do transporte público e moradores da zona leste da capital, além de contribuir para a sustentabilidade ambiental, incentivando o uso de um transporte mais limpo, reduzindo a emissão de poluentes e melhorando a qualidade do ar na cidade.

A Linha 16-Violeta contará com oito integrações: Linha 1-Azul, na estação Ana Rosa; Linha 2-Verde, nas estações Ana Rosa e Anália Franco; Linha 4-Amarela, na estação Oscar Freire; Linha 10-Turquesa, na estação São Carlos; Linha 14-Ônix, na estação Santa Marcelina; Linha 15-Prata, em Cidade Tiradentes; e com a futura Linha 19-Celeste, na Estação Jardim Paulista - além de conexão com três terminais de ônibus.

Conhecida também como a "Linha dos Parques", a nova ligação terá estações próximas aos parques do Ibirapuera, Aclimação e Independência.

Programa de Parcerias de Investimentos

O PPI-SP é uma iniciativa do Governo do Estado que visa ampliar as oportunidades de investimento, emprego, desenvolvimento socioeconômico, tecnológico, ambiental e industrial em São Paulo.

Com foco nas áreas de Rodovias, Mobilidade Urbana, Social e Água e Energia, o PPI-SP realiza um dos maiores programas de investimentos com a iniciativa privada da história da cidade. Ao todo, já são 29 projetos qualificados e uma carteira de mais de R$ 494 bilhões.

André Deliberato André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade