Vale a pena comprar carros usados? Entenda!
Os carros usados podem ser boas opções de compra, mas é preciso ter atenção a alguns aspectos para evitar problemas.
A compra de carros usados pode ser vantajosa em diferentes situações, porém é importante considerar o histórico do veículo, suas condições atuais, assim como a documentação e a situação financeira.
Os carros usados podem ser uma opção interessante de compra para quem busca modelos mais baratos, já que o valor médio dos veículos, principalmente os mais novos e os 0 km, ficaram mais altos nos últimos anos no Brasil.
- Leia também: Busca por carros de 1980 a 2000 cresce 34% no Brasil
Não à toa, a busca por modelos seminovos e usados tem crescido, já que eles são uma boa alternativa para quem quer aproveitar todas as vantagens de ter um automóvel.
Porém, é importante entender em quais situações o carro usado é mais vantajoso do que um carro novo, as vantagens e desvantagens desse tipo de compra e o que considerar ao avaliar um modelo usado para evitar gastos excessivos e problemas no trânsito.
Vale a pena comprar carros usados?
A compra de um modelo usado pode valer a pena em situações específicas. Uma delas diz respeito ao valor dos automóveis, já que os modelos novos podem custar acima de R$ 90 mil, mesmo no caso de modelos populares.
No caso dos usados, é possível adquirir modelos em faixas de preço mais baixas e variadas, de acordo com o ano de fabricação.
Por isso, para quem tem menos dinheiro para comprar à vista ou possui baixa capacidade de pagamento por meio de financiamentos, ou empréstimos pode encontrar no carro usado uma boa chance para adquirir um automóvel.
A compra de um veículo usado também pode ser interessante para quem não possui nenhum automóvel e deseja adquirir um carro de entrada. Esse veículo pode ser vendido posteriormente e o valor da venda tornará mais fácil a compra de um modelo mais novo, ou mesmo de um carro 0 km futuramente.
O carro usado ainda é uma opção interessante para os iniciantes no trânsito, que geralmente têm mais probabilidade de arranhar ou bater levemente o veículo. O usado pode dar mais segurança na direção para quem acabou de tirar a CNH, já que o conserto de pequenas batidas e arranhões costuma ser mais barato do que em veículos novos.
Além disso, a negociação e as possibilidades de pagamento por um veículo usado costumam ser mais amplas, já que concessionárias e proprietários podem aceitar meios de pagamento diferentes daqueles utilizados para a compra de carros novos.
O que levar em conta na hora de comprar carro usado?
Apesar da compra de veículos usados valer a pena em determinadas situações, é importante levar em conta alguns aspectos antes de fechar negócio. Isso evita problemas futuros com o carro que podem gerar dor de cabeça e prejuízos financeiros.
Saiba o histórico da montadora e do modelo do carro
O mercado automotivo tem informações detalhadas sobre as montadoras e os modelos de veículos, seja por meio de notícias da mídia especializada e de sites de referência do setor, seja por meio de depoimentos de proprietários de veículos ou mesmo mecânicos.
Caso o modelo ou marca tenha má fama no mercado, é interessante repensar a compra do carro usado para escolher outra opção com menos possibilidades de causar problemas. Ao pesquisar sobre o modelo, é possível verificar sua eficiência e consumo de combustível e os custos de manutenção para entender se a compra é vantajosa ou não.
Verifique as condições do veículo nos detalhes
A conservação de um carro usado é um aspecto fundamental para comprar ou não um desses modelos. Entre os pontos que devem ser analisados, estão:
- A quilometragem, pois quanto mais alta, maiores as chances de problemas mecânicos;
- Sinais de ferrugem e mofo no porta-malas, que podem indicar situação de alagamento;
- Ruídos, odores ou fumaça, que são indicativo de problemas mecânicos;
- Vidros ou cores de lataria diferentes do original, que indicam consertos após batidas;
- Pneus desgastados, principalmente em modelos com baixa quilometragem, pois são sinal de problemas de suspensão.
Olhar o veículo com atenção, realizar um test-drive e suspender o carro para verificar a parte interior são ações que ajudam a verificar as condições do modelo usado, principalmente se um mecânico de confiança estiver acompanhando a análise.
Confira as revisões e a documentação do carro
Questione o vendedor sobre as revisões obrigatórias, consertos e outras medidas preventivas e obrigatórias relacionadas à manutenção do carro. O manual do carro e adesivos no vidro dianteiro ajudam a saber se o modelo está com a troca de óleo ou a revisão obrigatória em dia, por exemplo.
A mesma conferência deve acontecer em relação à condição financeira do carro. É importante checar se existem multas, impostos em atraso ou dívidas relacionadas ao veículo. Para isso, vale consultar o Departamento Estadual de Trânsito e instituições financeiras, principalmente se o carro for financiado.
Quando não é um bom negócio comprar carro usado?
Comprar um carro usado não é um bom negócio em algumas situações:
- Quando o valor do modelo usado é muito similar ao de um carro 0 km, o que pode acontecer entre carros de luxo antigos e carros populares novos, pois a manutenção dos veículos de luxo e o seguro são mais caros;
- Caso o modelo usado tenha se envolvido em acidentes, sinistros, alagamentos ou outras situações que podem comprometer seu funcionamento em médio e longo prazos;
- Se houver muitas pendências financeiras, como parcelas de financiamento em aberto, IPVA parcelado ou multas, pois tudo isso pode trazer problemas a quem comprar o carro usado;
- Quando o carro é de um ano, modelo ou montadora com poucas peças disponíveis nas oficinas, o que encarece sua manutenção;
- Caso o carro usado tenha baixa eficiência no consumo de combustível, o que encarece o uso regular do automóvel.
Quais as vantagens e desvantagens de comprar carros usados?
Entre as principais vantagens na compra de automóveis usados, estão:
- Valor para a compra mais baixo do que modelos 0 km;
- Desvalorização mais lenta do que os carros novos;
- Mais opções de negociação e de pagamento;
- Em alguns casos, valores de seguro e de impostos, como o IPVA, mais baixos;
- Maior possibilidade de vender o carro posteriormente, por valores vantajosos.
Já as desvantagens na aquisição de carros usados são, principalmente:
- Mais frequência na manutenção, o que pode aumentar os custos com o carro;
- Menos eficiência no consumo de combustível;
- Menos acessórios e recursos tecnológicos, na comparação com o veículo 0 km;
- Ausência de garantia da fabricante, já que o tempo pode ter sido encerrado;
- Mais trabalho para avaliar o carro e pesquisar sua situação documental e financeira.
Onde comprar carro usado?
Os carros usados podem ser comprados em concessionárias e revendedoras de confiança, que tenham boa reputação no mercado e bom histórico no relacionamento com clientes. Por isso, é importante pesquisar avaliações na internet ou conversar com pessoas que compraram carros usados na mesma loja.
Os veículos usados também estão disponíveis para venda em sites especializados em classificados de carros. Porém, recomenda-se redobrar o cuidado para evitar golpes com falsos vendedores de veículos e nunca pagar valores de maneira antecipada.
- Leia também: Os carros usados mais vendidos em outubro de 2024
Fique por dentro de mais dicas relacionadas ao universo automotivo e evite problemas ao comprar e manter seu carro: navegue pelo site Terra Mobilidade!