Volkswagen deve subtstituir câmbio automático de 6 marchas por um novo de 8
Nova transmissão promete melhorar consumo de combustível e reduzir emissões nos modelos Polo, Virtus, Nivus, T-Cross e Taos
A Volkswagen pode estar prestes a fazer uma grande atualização em sua linha de veículos nacionais, com a substituição do câmbio automático de seis marchas por uma nova transmissão de oito marchas. A mudança, prevista para acontecer entre 2025 e 2026, será aplicada a modelos como Polo, Virtus, Nivus, T-Cross e Taos, oferecendo maior eficiência energética e redução de emissões. A medida reflete o compromisso da montadora com as novas normas ambientais brasileiras do Proconve.
A nova transmissão, chamada de AQ300, será usada em veículos equipados com motor 1.4 turbo (250 TSI), incluindo versões como Polo GTS, Virtus Exclusive, Nivus GTS e T-Cross Highline. Já o Volkswagen Taos terá todas as suas versões adaptadas ao novo câmbio. Por outro lado, os modelos com motor 1.0 turbo (170 TSI e 200 TSI) continuarão utilizando a transmissão automática de seis marchas da fabricante japonesa Aisin, com configurações AQ160 e AQ200.
A adoção do câmbio AQ300 traz relações de marchas mais próximas, permitindo trocas em rotações menores. Essa característica reduz o consumo de combustível e contribui para a diminuição de emissões de poluentes, em conformidade com as regras ambientais do Proconve que entrarão em vigor no Brasil em 2025.
A fabricante japonesa Aisin, que produz as transmissões automáticas para a Volkswagen, é reconhecida por sua parceria com marcas como Toyota, Honda, grupo Stellantis e Mitsubishi. A nova tecnologia já começou a ser implementada em mercados asiáticos e, no Brasil, será introduzida gradualmente.