Volkswagen Nivus 2025 supera Fiat Pulse híbrido em consumo
Comparativo de consumo mostra o Nivus como destaque nas rodovias, enquanto o Pulse domina em áreas urbanas
O Volkswagen Nivus 2025 e o Fiat Pulse T200 Hybrid chegaram ao mercado prometendo eficiência em consumo de combustível. Embora o Pulse se sobressaia na cidade, o Nivus surpreende em rodovias, evidenciando que nem sempre a tecnologia híbrida é a mais vantajosa em todos os cenários.
O Fiat Pulse T200 Hybrid combina um motor 1.0 turbo com até 130 cv no etanol e 125 cv na gasolina, entregando 20,4 kgfm de torque em ambos os combustíveis. Equipado com um sistema híbrido leve de 12V, ele utiliza um motor elétrico multifuncional que substitui o alternador e o motor de partida tradicionais. Associado a um câmbio CVT de 7 marchas, o modelo é otimizado para eficiência urbana.
Já o Volkswagen Nivus 2025, equipado com o motor 1.0 turbo EA211, entrega até 128 cv no etanol e 116 cv na gasolina, com torque idêntico de 20,4 kgfm. Embora não conte com tecnologia híbrida, o modelo recebeu melhorias aerodinâmicas e ajustes de calibração no motor, que elevaram sua eficiência em até 4%. A transmissão automática de 6 marchas complementa o conjunto.
De acordo com o Inmetro, o Pulse Hybrid atinge 9,3 km/l no etanol e 13,4 km/l na gasolina em áreas urbanas. Em rodovias, os números sobem para 10,2 km/l no etanol e 14,4 km/l na gasolina. Enquanto isso, o Nivus alcança impressionantes 10,3 km/l no etanol e 14,8 km/l na gasolina em rodovias, superando o rival híbrido nesses cenários.
Em áreas urbanas, o Nivus apresenta desempenho inferior: 8,6 km/l no etanol e 12,4 km/l na gasolina. Essa diferença destaca o Pulse como a melhor escolha para quem prioriza consumo na cidade.
Portanto, o Nivus 2025 se destaca como a melhor opção para viagens rodoviárias, entregando maior eficiência mesmo sem tecnologia híbrida. Para o uso urbano, o Pulse T200 Hybrid continua a oferecer excelente custo-benefício, aproveitando sua motorização híbrida leve.