Xico Gonçalves nasceu em Porto Alegre no dia 12 de março de 1952. Estudou jornalismo na Unisinos. No final dos anos 70 formou com o empresário César Vargas, a indústria de moda X&C, a pioneira no estado a confeccionar o estilo boutique.
Durante vinte e três anos Xico Gonçalves foi o responsável pela criação das roupas. Neste período a X & C participou de vários eventos nacionais como o "Oscar da Moda" (Rio de Janeiro 82 /83) junto a estilistas consagrados como George Henry , Marco Rica, Lino Villaventura e desfiles na Fenit, em São Paulo com o produtor Paulo Ramalho.
Colaborou com figurinos em novelas da Rede Globo como "Ti-Ti-Ti", "Brega & Chique", entre outras e colocou as coleções nas melhores lojas do Brasil e na loja franqueada "X & C" no Rio de Janeiro.
Xico também desenhou sapatos, bolsas e roupas de couro para outras empresas comercializadas com a etiqueta "X & C" para todo o Brasil.
Após a morte do sócio, em 1994, Xico encerrou as atividades de industrial e se dedicou à comunicação tentando passar para os leitores e telespectadores a sua maneira prática de ver a moda e o mercado.
Xico atualmente escreve duas páginas para o caderno "Donna" do jornal Zero Hora (Porto Alegre) e colabora em revistas gaúchas e nacionais. Durante doze anos apresentou comentários de moda no "Jornal do almoço", na RBS TV (filiada à rede Globo) e participou durante cinco anos como apresentador e editor de um programa de uma hora (Estilo – TV Com) semanal.
Também prestou assessoria de moda para a rede de lojas "Paquetá" e assessoria de tendências para a empresa gaúcha Grendene. Em paralelo produz eventos como os concursos "Donna da Capa" (Jornal Zero Hora) e "Concurso Garota Verão" (RBS TV) criando os figurinos e a elaboração do roteiro. Esta circulação em concursos proporcionou a Xico, descobrir no interior de Lageado a top-model internacional Shirley Mallman.
Em 2001 junto a RBS e Shopping Iguatemi de Porto Alegre criou o evento "Donna Fashion Iguatemi", uma semana de desfiles que lança as coleções de talentos gaúchos que trabalham no Estado e fora dele.
Requisitado por uma importante editora, Xico esta finalizando um livro de consultas de moda, que será lançado ainda este ano.
Xico Gonçalves
|