Gostaria de saber se suspensórios estão na moda e como usá-los. Qual o melhor estilo para usar e se posso abusar dele como se ele apenas fosse um acessório.
Sidiclei, 24 anos, estudanteOlá Sidiclei, tudo bem?
Embora o tema dandy tenha voltado às passarelas e aos editoriais das revistas internacionais, não se pode afirmar que o suspensório esteja na moda. Esse dado é atual e serve apenas como informação, mas não significa que você deva segui-lo como regra.
Como exceção, nos desfiles de primavera verão 2003 na Europa, o japonês Yohji Yamamoto usou o acessório listado em alguns looks. As calças eram enormes, de alfaiataria tradicional, coordenadas com camisas brancas sem nenhum detalhe que não fosse o suspensório.
Jean Paul Gaultier, estilista francês, conhecido por trabalhar com temas invocando o excesso e a androginia, foi o responsável pelo resgate desse complemento há alguns anos atrás. Suas calças, de modelagens inovadoras, desenvolvidas com tecidos de padronagens clássicas masculinas, como risca de giz e príncipe de gales, eram complementadas com coletes e camisetas justas; e finalizadas com suspensórios coloridos e estampados.
A praticidade no uso diário é uma questão pessoal. A forma como nos vestimos carrega simbolismos e códigos que são lidos e decifrados por quem está em torno de nós. Você pode esbarrar numa excentricidade, portanto uma dose de cautela e auto crítica serão necessárias para avaliar o resultado.
Se você conseguir se produzir com charme e naturalidade, criará um efeito original e simpático.
Nesse caso, o impacto será positivo, dando mais personalidade ao seu estilo. Boa sorte!
Maria Helena Lodi