Veja as fotos do desfile de Stella McCartney A estilista britânica Stella McCartney deixou suas criações falarem por elas mesmas na segunda-feira, reduzindo sua lista de convidados célebres para chamar a atenção às suas peças bem cortadas, em tecidos elaborados.
O ex-Beatle sir Paul McCartney desta vez não compareceu ao desfile de sua filha. Apenas a cantora pop britânica Sophie Ellis-Bextor, com cabelos roxos, conseguiu desviar a atenção dos fotógrafos do que acontecia em cima da passarela. Com isso, as atenções se voltaram aos modelos para uso diurno no xadrez Príncipe de Gales que é a marca registrada da estilista e aos delicados vestidos de noite pontilhados de glitter ou recobertos com camadas de correntes de ouro.
Os convidados se reuniram no Palais Brogniart, antiga sede da Bolsa de Valores de Paris, para o desfile de McCartney, no quinto dia da Semana da Moda de Paris, que também teria os desfiles das coleções de Louis Vuitton e Yves Saint Laurent.
Talvez o executivo-chefe da Gucci, Domenico de Sole, estivesse torcendo para os deuses do comércio sorrirem para a principiante grife McCartney, já que os temores de guerra e recessão estão tornando sombrias as perspectivas para o setor de luxo, de maneira geral.
O grupo de luxo italiano, cujas outras grifes incluem Saint Laurent e Alexander McQueen, enxugou sua previsão de receita em 2002, depois de uma queda de 55% nos lucros líquidos do segundo trimestre.
Optando pelo rumo do seguro e conhecido em meio a águas revoltas, McCartney se concentrou nos tops de chiffon macio e nas calças de corte muito correto que fizeram dela uma das vozes mais respeitadas do estilo jovem londrino. Ela brincou com volumes, juntando um top canelado sem mangas com uma saia de chiffon em formato de bolha ou acrescentando saias de quimono de cetim a um top de voile de seda.
Um vestido azul claro era uma maravilha técnica, com bordado dourado nos ombros se fundindo com cataratas de correntes de ouro que davam voltas no corpo da modelo. Minivestidos de chiffon creme traziam cintos e vinham em estampas circulares inspiradas por padrões de vôo, polvilhados com glitter azul claro ou pêssego brilhante.
Vegetariana rígida, McCartney se recusa a usar couro em seus desfiles, de modo que os acessórios incluíam sapatos com saltos de Perspex e uma mochila de náilon usada como se fosse pára-quedas fechado.
O fato de ela rejeitar artigos de couro, que costumam dar dinheiro, não foi mal recebido por seu chefe, que disse estar muito satisfeito com o desenvolvimento da grife McCartney, agora em sua terceira temporada. "Foi um desfile lindo, todo mundo adorou, então estamos muito contentes. Acho que ela será um grande sucesso", disse De Sole.
McCartney se esforça para distanciar-se de suas origens famosas, mas fica evidente que seu sobrenome famoso é uma vantagem para a Gucci. A jovem estilista frequentemente está nas manchetes. Entre as mais recentes, algumas diziam que ela não se dá bem com sua madrasta, Heather Mills, que se casou com Paul McCartney em junho.
Comenta-se que a própria Stella McCartney vai se casar em breve com seu namorado Alasdhair Willis. Seu pai desmarcou sua presença numa cerimônia importante de premiação em dezembro, dizendo que a data coincidia com o casamento de uma pessoa de sua família.