O estilista alemão Karl Lagerfeld mostrou nesta terça-feira toda uma nova visão das roupas encolhidas para se ajustar no corpo, indicando que as clientes da Chanel podem precisar perder peso para conseguir caber em suas criações ultra-enxutas.A coleção de primavera/verão de Lagerfeld para a venerada maison francesa incluiu uma série de terninhos encolhidos e micro-minissaias feitas de pouco mais do que uma tira de chiffon estampado.
Entre os convidados que assistiram ao desfile, no sexto dia da Semana de Moda de Paris, estava o ator americano Don Johnson.
Casacos de tweed muito justos, sem gola e com mangas três-quartos eram usados com calças jeans volumosas ou calças boca-de-sino combinantes, de tweed, para uma versão mais adulta do look.
"A idéia da coleção é, em lugar de fazer as roupas muito soltas, fazê-las justas quase demais", disse Lagerfeld, com os cabelos tingidos de uma tonalidade branca brilhante.
"Os casacos aparentam ser pequenos demais, mas são bem cortados - se não fossem, você não poderia se mexer neles", acrescentou.
Tops de neoprene integravam um tema esportivo na coleção, e o desfile terminou com uma série de beldades usando moda praia e arrastando pipas e pranchas de surfe com o logotipo Chanel. Lagerfeld fez questão de deixar claro que os acessórios não se destinavam a ser usados de fato.
"Estamos falando em esporte sofisticado", disse ele. "Não do vestiário de uma academia, com cheiro de suor e esforço", arrematou, fazendo uma careta.
Karl Lagerfeld é obcecado com tamanhos desde que fez um regime e perdeu 42 quilos. O estilista, que há pouco tempo publicou um livro sobre emagrecimento, sugere que as mulheres preocupadas com a tendência de saias ultracurtas no próximo verão comecem a perder peso.
"Eu sou a prova viva de que é possível emagrecer", disse Lagerfeld. "Consegui porque eu queria me vestir de outra maneira, e as mulheres também podem. Mas há muitas outras opções. Isto não é uma coisa fascista que estejamos impondo."