Sexta, 31 de janeiro de 2003, 17h05
Ministro da Saúde vai ao SPFW e fala do combate à Aids
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Dorival Elze/Terra
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Ministro lança a campanha na SPFW
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O Ministro da Saúde, Humberto Costa, esteve na São Paulo Fashion Week para lançar a campanha do diagnóstico do HIV, batizada de Fique Sabendo. Na ocasião, o ministro também entregou um prêmio simbólico para a vencedora do concurso da marca da campanha. A designer paulista Márcia Veilihovetchi, que criou a marca que traz uma carinha alegre feita pelos sinais de positivo e negativo, ganhou um cheque no "valor" de 365 preservativos. "Espero que ela faça bom proveito", brincou Humberto Costa. » Fotos dos bastidores do 5º dia A intenção do Ministério da Saúde é estimular a descoberta do diagnóstico. Estima-se que no Brasil 600 mil pessoas tenham o vírus sem saber. "É importante ressaltar que a campanha garante a testagem de forma segura e anônima. E mais que isso: garante também o tratamento e o atendimento", afirmou o ministro. Todas as regiões do País têm centros de testagem e aconselhamento. A pessoa que procurar o centro poderá fazer o teste gratuitamente (em média, ele custa R$ 62). "A partir de um resultado positivo, elas serão orientadas a iniciar o tratamento", explicou. O promotor da São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, vestiu a camisa durante o lançamento, juntamente com Humberto Costa. "Para o evento é mais que uma honra. É um prazer vestir essa camisa", afirmou Borges. "Queremos que esse evento sirva para dizer que a Aids não está na moda", completou o ministro. Anualmente, serão gastos R$ 40 milhões na campanha Fique Sabendo. "A expectativa da nossa coordenação é que a demanda se faça de forma progressiva. Mas, se no começo, se der de forma massificada, teremos recursos para dar continuidade", garantiu Humberto Costa.
Redação Terra
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