A semana de moda carioca, FashionRio, trará 28 grifes das quais três, chamadas de "Novos Talentos", farão suas estréias, hoje, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), no Parque do Flamengo. Marcas como M. Officer, Andrea Saletto, Alice Tapajós e Maria Bonita mostrarão suas coleções de verão juntamente com a moda praia da Lenny, Salinas, Blue Man e Rygy.O FashionRio, descrito pelos organizadores como evento oficial da moda brasileira no Rio de Janeiro, é um desdobramento da Semana BarraShopping de Estilo, que acontecia uma vez por ano desde 1996 para o lançamento dos desfiles de verão. Agora, o Fashion Rio quer dividir os holofotes com o SPFW e ocupar espaço no mapa-múndi da moda, passando a ter também duas edições por ano.
"A gente quer estar no calendário internacional e a imagem internacional do Rio pode contribuir para isso", disse Eloysa Simão, da Dupla Assessoria, organizadora da semana de moda. "Seríamos muito cegos se não usássemos essa imagem para associar o turismo à moda."
Para isso, o evento tem como idealizadores e principais patrocinadores a Prefeitura da cidade, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), além do BarraShopping. Com essa nova roupagem, o Fashion Rio não aumentou em número de grifes, mas tornou-se mais nacional, com estilistas da Bahia, São Paulo e Minas Gerais.