» Veja todos os desfiles
» Confira os bastidores do Fashion RioA ginga carioca foi o destaque principal do quarto - e penúltimo - dia do Fashion Rio primavera/verão 2002-2003. As marcas Rygy e Complexo B incoporaram o tema em suas coleções de uma forma descontraída e contagiante. A passarela virava um calçadão (Rygy) ou, então, estava coberta por cangas coloridas e alegres (Complexo B). A Complexo B arrasou com seus modelos surfistas que embelezaram ainda mais o desfile.
A grife de moda praia Rygy propõe um verão com peças pequenas, do jeito que o brasileiro gosta. A estilista Regina Aragão optou por biquínis cortininha e lacinhos, tomara-que-caia e sungões. Flores e listras estampam as peças, que podem ou não levar bordados. A marca fechou a apresentação em grande estilo, com o cantor Toni Garrido dando uma canja da música "Solteiros no Rio de Janeiro".
O regionalismo também pulsou na marca de beachwear masculina Complexo B, que destacou estampas regionalistas expressas através do contorno do Cristo, das imagens de cartão postal e de palavras com referências ao Rio (Posto 9, Posto Santa Teresa, Piscinão, Mangueira, entre outros).
A sunga apareceu mais cavada e o verde predominou. Quadriculados e listras também apareceram com força em camisas e calças. Destaque para as calças sarouel e moletom com corte social e sem acabamento nas barras. Assim como a Rygy, o desfile contou com convidados especiais como os atores Heitor Martinez, Marcos Pasquim e Roger Gobeth, e os estilistas Marco Rica e Luiz de Freitas, ex-proprietário da Wonderful, marca considerada de vanguarda nos anos 70.
Já as grifes Alphorria, Andréa Saletto e Carlos Tufvesson focaram seus trabalhos na sensualidade feminina, cada um ao seu modo. A Alphorria abriu o dia em clima muy caliente, com peças leves e modeladas no corpo. Cinturas marcadas, transparência, decotes, assimetria e bordados marcam o verão da grife.
Andréa Saletto fez um jogo de transparências e sobreposições. A estilista abusou das cores neutras, tecidos leves (chiffon e renda) e corte reto. Os detalhes aparecem em aplicações de metais em T-shirts. Regatas aparecem sobrepostas, insinuando uma leve transparência.
Carlos Tufvesson optou pelo glamour para criar sua coleção. Seus vestidos são longos e detalhados, com destaque para as peças com tiras duplas entrelaçadas. Mas o estilista não se limitou apenas às roupas de festa. O estilista carioca mostrou também jeans de lavagem clara, blusas de rendas e tops com aplicações de miçangas e pedras.