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São Paulo Fashion Week - 18/07/02
 
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Desfile - Primavera / Verão 2002 - 2003
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Desfile de Herchcovitch é aclamado o melhor da Fashion Week

Alexandre Herchcovitch se propôs a ir à praia, um lugar que não freqüenta nem em pensamento, para produzir aquela que talvez seja a melhor coleção de sua vida. Ele anunciou um verão alegre e luminoso, no qual associa a praia às cores dos bonecos Teletubbies e às burcas das mulheres afegãs.

"Diante do mundo incerto em que estamos vivendo, ele quis trazer o lúdico, o real e a guerra", disse o produtor de moda David Pollak sobre o desfile candidato a número um de toda a semana de moda.

A apresentação começou ao som de vidrilhos balançando ao vento, uma introdução da ópera Branca de Neve, de Heinz Holliger. Aos poucos, todos os elementos que definem a moda de Herchcovitch apareceram juntos - o jogo entre o feminino e o masculino, a alfaiataria, as referências às lingeries, o sportswear e as múltiplas sobreposições de peças. Desta vez, porém, vieram aliados a muitas cores e a pitadas étnicas em amarrações de blusas.

As modelos, todas muito jovens e ainda desconhecidas, usaram bonés estilo Legião Estrangeira numa passarela larga e branca com três núcleos de círculos coloridos. Ao longo do desfile, os bonés ganhavam uma espécie de minivéu frontal que escondia o rosto das meninas, numa clara referência às burcas das mulheres afegãs. "É uma burca tropical, de uma mulher que se assume", disse a editora de moda Regina Guerreiro.

A maquiagem remetia à praia e ao surfe, com uma faixa fluorescente aplicada sobre o nariz e as maçãs do rosto, como os protetores solares dos surfistas dos anos 1980, com lábios besuntados de manteiga de cacau.

As calças jeans cor de hortênsia vinham manchadas e acompanhadas de blusinhas levíssimas de seda cheias de recortes. Sobre elas havia sutiãs de biquínis que funcionavam como colar. Aos poucos, a trilha sonora começou a dar voz às canções-poema estridentes de Yoko Ono para anunciar uma explosão colorida.

Surgiram então peças multicor em verde, branco, magenta, coral e preto com megaretalhos costurados que pareciam patchworks em forma de ameba. Essas peças eram de tecido nobre como a seda ou o crepe de seda finíssimo, mas às vezes apareciam com a forma das roupas esportivas ou eram acompanhadas de peças jeans.

Era o caso da calça de jogging com lista colorida na lateral, toda de georgete de seda em verde com elástico nos calcanhares. As blusas de seda, por exemplo, ganharam capuz. Por toda parte havia uma profusão de tiras pendentes definindo volumes em pernas, braços e marcando cinturas - uma tendência clara da nova temporada, onde as peças trazem bolsos em lugares inusitados.

Herchcovitch também fez uma viagem profunda ao mundo dos armarinhos. Os aviamentos, principalmente as fitas e os elásticos com tiras nas cores do arco-íris, tão populares nos anos 1980, chamavam a atenção em microsuspensórios e delimitavam as extremidades das roupas.

A alfaiataria, um item fundamental em seus desfiles, apareceu vazada em num blazer branco acinturado com imensos recortes embaixo dos braços. As mangas, presas por zíperes, permitiam que a peça se transformasse num colete.

O artista plástico Mauricio Ianês, editor do desfile e parceiro criativo de Herchcovitch desde o início da carreira de ambos, resumiu bem o espírito da coleção. "Nos reunimos e dissemos: vamos fazer o que nunca fizemos, mesmo que a gente não goste", disse ele à Reuters ao se referir à temática praiana. "Vamos fazer algo que seja alegre e que leve uma mensagem boa para as pessoas".

Pela reação emocionada da platéia, que aplaudiu de pé, a proposta funcionou. "O Alexandre brinca com a seriedade e por isso ele é genial", dizia a atriz Cristiana de Oliveira, desfilando um vestido preto do estilista.

A sensação de paz, alegria e otimismo ficou clara no final da apresentação, quando as modelos voltaram à passarela de mãos dadas e formaram três pequenas rodas, girando em ciranda. Ao fundo, a música de Yoko Ono dizia "stay alive, get a life, anywhere, everyday" (fique vivo, arrume sua vida, em qualquer lugar, todos os dias).

Reuters

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