Moda Tendências Ela
 boletim fale conosco  
 
Tendências - Ela
  Maria Helena Lodi
Conheça os estilos do próximo inverno

 Tendências
O étnico e rústico
Veja mais tendências
Mande a sua pergunta
 

Para quem não consegue se localizar com tanto desfile, tendência, liquidação, sem saber o que comprar e usar, aqui vai uma luz no meio de tanta informação. Estamos em plena liquidação de Inverno, época boa para comprar aquela peça mais cara que não tivemos coragem de enfrentar no seu preço normal.

Em agosto e setembro teremos nas vitrines as novas coleções de verão, que tomam como referência os desfiles das coleções do inverno 2002 europeu - que estarão nas vitrines da Europa também em agosto e setembro. Ou seja, as tendências do inverno europeu já são conhecidas. Essa visão de continuidade é boa até prá saber se aquela peça que você está paquerando vai continuar na moda - e, portanto, se vale a pena aproveitar para investir nela. Veja o que dizem os editoriais europeus sobre os principais temas:

O romântico e o nostálgico:
O estilo continua, na forma de blusas fluidas, decotes profundos trançados e até um pouco de transparência. O que muda dentro do tema é a influência da época: saem de cena os anos 70 para dar espaço à boemia do final do século 19, com seu estilo dandy e new romantic. São peças bem talhadas e ornamentadas, mas que vêm com misturas bem atuais, como o uso de jeans em peças de alfaiataria. O espírito é livre e inocente, intelectual e anárquico. Dolce e Gabbana são mestres neste estilo, incorporado pela bela Gisele Bündchen. Gucci também se mantém no tema, e o estilista italiano Roberto Cavalli faz toda a sua campanha neste clima

O folclórico, o nômade e o étnico:
Da Índia à rendeira brasileira, passando pela África. Muita sensualidade e muitos elementos naturais com tons crus e terrosos. Michael Kors e Louis Vuitton inovam no tema entrando num folk nórdico. A bolsa de couro estilo carteiro, atravessada no peito, volta a aparecer. A mistura de elementos neste caso é muito importante, porque o exagero pode transformar sua roupa numa fantasia. O contraste é fundamental: peças mais trabalhadas devem ser usadas com acompanhamento mais limpo. Do mesmo modo, o feminino se completa com o masculino. Exemplo são as calças cargo enormes, com zíperes, usadas com sandálias altas ultra femininas.

O retrô:
A moda continua a emprestar referências de outras décadas. O vintage, ou seja, o resgate de clássicos, toma dos anos 30 e 40 vestidos e blusas delicadas e femininas, em tons pastéis empoeirados (como na italiana Bluemarine), e aparece nas formas mais limpas dos anos 60, no estilo consagrado pelo estilista francês André Courrèges. Com ar mais brechó, acompanham as bolsas doctor, tipo maleta enorme, as bolsinhas bordadas para serem usadas à noite e os mini cardigans com golas de pele. Tons metálicos (especialmente o dourado), sugeridos por Prada em sua coleção de verão, já aparecem em outras coleções.

O masculino:
O visual serve não só para as executivas, mas também para quem curte uma produção com mais peso e formalidade. É tudo clean e direto: ternos, saias retas com camisas. Poucas sobreposições, poucos detalhes. Relógios grandes, quase nada de bijoux e look total na cor: tudo preto, com exceção da camisa, ou tudo branco. Em contraste com a masculinidade do terno, sapatos de bico fino ou sandálias com salto stiletto, para não faltar sensualidade. Investa em qualidade e peças duradouras: compre um trench coat (desses prá vida toda) e bolsas e acessórios em couro imitando crocodilo.

Maria Helena Lodi

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade