A palavra básico, de tanto ser usada, acabou sendo banalizada e perdeu seu verdadeiro significado. Tudo o que é “simplezinho” por não tem algo a mais acaba virando um "básico". É um termo fácil de usar e para encaixá-lo, não precisamos nem pensar.Não podemos esquecer que básico significa na moda, como já diz o próprio nome, a base do nosso guarda-roupa. Peças simples, sem grandes complicações, com cores mais discretas, modelagem e tecidos confortáveis. São peças curinga, que vestimos rapidinho na pressa do dia a dia, sem pensar se combina ou não porque temos certeza que vai dar certo. Elas nos dão segurança nas situações mais complicadas, desconfortáveis ou formais.
Quem nunca comprou um vestido maravilhoso para uma festa, mas na última hora acabou saindo com o "pretinho" já tão testado? Na dúvida do que escolher em uma liquidação ou na grife mais cara, opte sempre pelo velho e bom "descomplicado", que vai sobreviver a inúmeras tendências e viradas que a moda dá.
Para montar um bom guarda-roupa, com tudo o que a gente precisa, comece pelas calças, que podem fazer uma grande diferença no visual. Um jeans que vista bem, que tenha uma cara jovem e que possa ser usado tanto com uma super sandália como com uma bota de salto é tudo o que você precisa para dar um ar mais "jetset" ao look e se sentir uma top model viajando de jatinho. Outra opção é uma pantalona bem solta, com tecido mais molinho e que tenha o caimento do crepe, tencel ou jersey. Uma calça reta, mais justa como uma slim fit ou capri caem bem para os dias mais quentes e fins de semana.
A chave é investir em pelo menos uma peça de qualidade. Se você vive o mundo corporativo das empresas, compre um terno que tenha bom corte e tecido. Saias retas, também conhecidas por pencil são elegantes e foram cotadíssimas nos últimos desfiles. Saiões mais amplos e confortáveis são super práticos para o fim de semana, principalmente com sandálias rústicas e tops leves.
Camisas de tricoline lisas, listradas ou florais nunca saem de moda, assim como boas malhas em tricot leve. O twin set (conjunto de duas peças com casaquinho) é atemporal e prático. Viaje nas cores das camisetinhas e tops de algodão, que são mais baratos e têm vida mais curta. Um vestido preto com comprimento na altura ou abaixo dos joelhos pode ser usado com ou sem meia, com sandália ou sapato de salto finíssimo. A peça é perfeita para a noite, como nos tempos da atriz Audrey Hepburn.
Aposte também em blaisers e em jaquetas de qualidade para não entrar em parafuso em um dia frio, com um convite de última hora. Invista nos sapatos, botas, sandálias e bolsas, sem o exagero de uma colecionadora compulsiva, mas tenha uma opção de cada um em preto e marrom. Jóias podem ser dispensáveis, mas um bom relógio e um par de brincos, escolhidos a dedo até em uma feirinha de antiguidades fazem uma grande diferença.