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Principais tendências do jeans outono-inverno

Foto: Cristiano/ Divulgação
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Tendência vem, tendência vai, e o velho e bom jeans continua em alta. O jeans foi descoberto por Levi Strauss há 150 anos e logo de cara começou a fazer sucesso entre os jovens mineradores nos Estados Unidos. Atualmente, o que se destaca é a estratégia de marketing adotada pelas marcas. Para ter um apelo a mais na venda, as grifes lançam novidades dentro da modelagem, tecidos e acabamentos fazendo com que uma calça básica se transforme num "must have". Como dizem as inglesas: "preciso desesperadamente desse novo jeans...".

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A Diesel e Miss Sixty, duas marcas italianas, que estão também com suas lojas no Brasil, têm sua parcela de responsabilidade sobre esse novo desejo do consumo do jeans. Como lançadoras de novidades constantes, são arrojadas, jovens e atendem não só ao público formador de opinião, como aos que seguem a moda como uma Bíblia.

A Miss Sixty, totalmente direcionada ao feminino, como o próprio nome diz, vende a imagem da gatinha supersexy, com muita informação de tendência, calças justíssimas e baixas em índigos com lycra ou pantalonas em tecidos mais leves, com lavagens pinceladas, amassadas, sobretintas, gastas e puídas. O jeans detonado entra para quebrar um pouco a "peruisse", ou a cara de "patricinha", que a roupa muito certinha poderia passar.

A idéia hoje é bem essa: depois de vestida, estrague um pouco a produção, para não parecer tão óbvia ou comportada, já que a regra é parecer displiscente, quase nada preocupada com sua roupa e aparência, apesar de ter ficado horas na frente do espelho. Esqueça elementos que se combinam, pois o interessante é misturar os temas.

O étnico chinês, no catálogo da Les Filós, aparece ao lado do utilitário/militar que, por sua vez, vai muito bem com elementos românticos. Mas há quem prefira não trabalhar temas, como a Diesel, que tem a preferência do público masculino.Essa marca é considerada uma lançadora de tendências no campo dos acabamentos de tecidos e modelagens. As calças continuam desestruturadas, com bolsos maiores e mais baixos. As lavagens se concentram no índigo simplesmente amaciado, ou no oposto: detonado, dirty com lixados nas áreas de desgaste pelo uso da peça.

Nos desfiles de Inverno do São Paulo Fashion Week, vimos a grande incidência do black jeans, ou do Fog denim, tecido cinza, que lembra o black bem desbotado. A mistura do black com o blue foi um dos pontos altos do desfile da Zoomp. A Ellus também optou por uma cartela de cores escura. Seu jeans feminino apareceu refinado, sexy e muito justo.

Bocas mais justas e capri inclusive no inverno, já se incorporaram ao guarda-roupa básico feminino. As pantalonas continuam convivendo com as slim fit, só que usadas com jaquetinhas básicas bem curtas. Bolsões e zípers, emprestados das cargo, bocas afuniladas e amarradas já não são novidade, mas continuam nas vitrines como boa opção.

As perguntas se repetem: os jeans estão mais básicos ou mais elaborados? Continuam os bordados e aplicações? Até quando continuará a cargo? Devo investir numa calça carregada? Mas a grande questão é sempre essa: querem cercar a moda, como se isso fosse possível, já que cada vez mais ela se transforma de maneira camaleônica, e sempre que tentamos decifrá-la, ela nos devora.

Para quem jurou que o jeans trabalhado, com estampas e bordados já era, veja as fotos do desfile do italiano Roberto Cavalli, para rever sua opinião. Quem achava que não usaria mais a boca estreita, vai mudar de idéia com a grande novidade da estação, e quanto às cargos com bolsões: em tecidos leves, diferenciados, elas ainda sobrevivem por duas estações.

Maria Helena Lodi

 
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