Se pudéssemos criar um Oscar para as cores desse inverno, o grande destaque, sem dúvidas, iria para o preto, presente nas passarelas de todo o mundo. Não faltaram temas e motivos para o seu uso: punk, rock, gótico e clássico. O preto nunca sai de moda e veio mais sensual do que nunca. Algumas gamas permanecem de coleções anteriores, já que o ciclo da moda tem um tempo de vida, e algumas cores despontam e são oferecidas como novidades ou, como dizem os lojistas, cores promocionais da estação. No último caso se encaixam o roxo e outros tons vibrantes.
Como tendência forte dessa estação temos o utilitário, que ficará ainda um tempo. Esta é a aposta mais forte dentro das opções oferecidas. A China, dentro do tema étnico, é também responsável pelo uso da cor vermelha, que é sempre um best-seller no guarda-roupa feminino. Já os esportes aquáticos, bem como a tendência retrô dos anos 60, nos trazem novamente o branco e os tons vibrantes das cores primárias, como azuis, verdes, roxos, e o amarelo, que aparecerá como destaque em estações futuras.
Outra grande novidade para próximas estações: O tema étnico mudará da China para a África, reforçando ainda mais os tons marrons, laranjas e queimados. Confira abaixo o ranking das cores neste inverno:
O grande destaque da estação: o preto
A gama que permanecerá: os marrons, militares, terrosos e cáquis
As cores promocionais da estação: os roxos e os tons vibrantes
A gama que ensaia uma aparição: cinzas e azuis
A gama que insistiu em ficar: os rosas, do pink ao bebê
O objeto do desejo feminino: o vermelho
O grande impacto do inverno: o brancoMaria Helena Lodi