Matrix pode definir bem essa postura distante, cool, moderna e urbana, atitude que Trinity (personagem de Carrie-Anne Moss) esbanja no novo lançamento da série. Fotos: visual Trinity
Estilo Neo
A companheira do hacker messias Neo (Keanu Reeves) parece uma modelo saída das passarelas da Gucci, com pernas longuíssimas, cintura marcada, muito couro, óculos pretos e cabelos colados, deixando o rosto limpo numa maquiagem neutra e pálida.
"Somos apenas uma projeção mental da personalidade" repete Morpheus, líder dos rebeldes, com seu longo trench coat esvoaçante. E, como dizem os estilistas, nossas roupas são uma projeção que traduzem esse estado de espírito.
Vestuário clássico, roupas masculinas elegantes e muito bem cortadas, como as do agente Smith, também fazem parte desse cenário, ganhador de 4 Oscars e com mais de 1 milhão de DVDs vendidos.
Matrix Reloaded coloca novamente em discussão a filosofia, a tecnologia, o jogo de simulação da realidade versus ilusão e toda a elegância dos movimentos marciais, que só peças com cortes anatômicos poderiam enfrentar.
Com referências clássicas e sem o rebuscamento dos anos 50, 60 e 80, as proporções acentuam formas de um corpo magro e alongado, sejam em minissaias ou em leggins sob botas de cano longo.
Dos anos 90, a moda Matrix pega emprestada a cintura marcada, as cores neutras, os trench coats, além de peças do guarda-roupa masculino, presença constante do preto, muito couro e acessórios como zíperes e fivelas que dão forma e têm utilidade.
Golas altas, jaquetas perfecto, óculos e mais óculos, tudo para construir um clima denso, num mundo onde a sobrevivência é a prioridade.
A roupa acompanha esse momento quase como um uniforme. Ela não aparece mais que o personagem, não ofusca, apenas o evidencia, ou melhor, revela de maneira explícita sua personalidade.