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  Maria Helena Lodi
O espírito esportivo

Cristiana Isidoro/ Divulgação
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Mais do que nunca o esporte está presente na moda masculina. Marcas antes consideradas fortes apenas no activewear (roupas desenvolvidas para a prática esportiva), ampliam suas linhas e vice-versa.

O principal motivo é o espaço que o esporte ocupa na vida moderna a partir da infância, principalmente na dos meninos da geração do vídeo-game. O papel destes jogos, com licenças esportivas de atletas, tem sido fundamental para a divulgação não apenas do esporte em si, mas influenciam a postura, a escolha do guarda-roupa, e o uso de marcas esportivas. No final das contas, tudo é um "saudável" apelo ao consumo.

O look atlético dos campeões vende a imagem de vitória, energia e dinamismo, ou seja, um aval facilmente assimilado por um público que torce o nariz com a possibilidade da moda esbarrar na sua masculinidade. Estes campeões estão presentes nos desfiles, revistas e propagandas das grandes marcas. Na galeria olímpica das publicações, nomes como Earvin Magic Johnson, Ian Thorpe, David Beckham e outros nem tão bonitos assim, como Christian Karembeu, o cabeludo jogador de futebol do time da Grécia, posam com seus patrocinadores ou como celebrities para L´uomo Vogue, W, Vanity Fair e tantas outras.

De olho neste consumidor, grandes marcas dirigiram suas campanhas e investimentos para o tema. Os esportes são variados para cada um: um tipo de homem, de roupa, de ocasião.

Hugo Boss lança sua marca mais jovem: Boss, com campanha inspirada no skate e snowboard. Já as grifes italianas Prada e Iceberg têm como tema o ski mood: um esportivo hi-tech. Lacoste, com imagem clássica voltada ao tênis, faz mega lançamento em Paris, ampliando e rejuvenescendo seu consumidor. A Timberland lidera quase sozinha na categoria esportes adventure outdoors como o montanhismo e suas variações. Alguns fenômenos esportivos que fazem moda: Puma e Adidas, marcas originalmente alemãs, com sucesso absoluto no Japão. Everlast está para o boxe assim como Ferrari está para a Fórmula 1. E falando no mito, a marca italiana se capitaliza sobre as vitórias, revitalizando suas licenças de roupas, cosméticos e acessórios, em parceria com marcas premium. Em edições limitadas, você poderá adquirir mocassim de crocodilo Tods para Ferrari, Ferrari vintage by Fila, ou para matar a vontade, apenas um frasco do perfume Ferrari.

Para finalizar nossa lista de "must have":

Acessórios antes só usados para o esporte: relógios oversize, extra large, cronógrafos e submarinos, agora com design mais agressivo. Breitling, Tag Heuer, Chanel e Bulgari, em versões aço e borracha, sempre em prata e preto. Ou um Swatch, marca suíça, que além de qualidade e design, oferece também preço para qualquer mortal.

Maria Helena Lodi

 
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