Algumas profissões exigem sapatos adequados e confortáveis. Outras pedem modelos mais formais ou até mesmo sapatos de salto (que o bom senso aconselha não deixar que ultrapassem cinco centímetros). Gerente de banco, advogada, executiva:
Lembre-se de que seu colega homem não comparece ao trabalho usando sandálias ou sapatos chamativos (além de não reclamar por ter que usar sapatos fechados). Para dar o mesmo pique ao visual, escolha escarpins, mocassins e uma coleção de sapatos mais fechados. Mesmo sendo a bossa do verão, a sandália deve ficar reservada às horas de lazer.
Publicitária, arquiteta, comerciante, artista plástica:
Estas profissionais gostam de roupas básicas, e os sapatos não precisam acompanhar modismos. Aposte na criatividade, sem cair no exagero, e nos modelos em estilo masculino.
Professora, atleta, secretária:
Use tênis. Para acompanhar o ritmo das aulas, nada melhor que este calçado informal e confortável. Existem muitos modelos nas lojas. As secretárias podem ir ao trabalho de tênis, carregando na bolsa um modelo de salto, para trocar no escritório - como fazem estas profissionais em Nova York.
Médica, enfermeira, profissional da área de saúde:
Quando o branco vira moda na estação, aproveite para fazer um estoque de modelos básicos e confortáveis (tênis, mocassins, sapatilhas e escarpins).
Produtora de moda, modelo, dona e vendedora de loja, estilista:
Estar ligada nas propostas de moda de cada estação é obrigação profissional. Portanto, assimile os sapatos modernos como um cartão de visitas para seu trabalho.