Noivas "proporcionais":
Não importa se a noiva é alta ou baixa, ou com quilos a mais. Se o corpo for proporcional e em forma, use a imaginação, sem exagerar em brilhos, laços ou adereços. Escolha roupas que valorizem o seu corpo e com um toque de sensualidade nos decotes ou transparências. Tudo claro, com o cuidado de não se transformar em exagero. Evitem, porém, véus e grinaldas muito volumosos. Você deve valorizar o seu tipo físico sem deixar que algum detalhe interfira no visual. Noivas magras e altas:
Use tecidos mais encorpados, abuse de detalhes como babados e bordados onde precisa criar volumes - como no busto, nos quadris etc - e saias armadas com tule. Evite decotes profundos ou pronunciados. Se o busto é pequeno substitua os decotes por transparências. Lembre-se de que os drapeados aumentam a silhueta; golas e mangas, os ombros pequenos, mas evite as golas rentes ou altas. Marque bem a cintura com faixas, cores contrastantes ou faixas. Use arranjos de cabeça discretos e que não aumente na altura. O véu deve sair sempre da parte baixa do crânio, na altura do coque baixo, curtos, médios e longos. Evite volumes. Para finalizar a produção, escolha sapatos mais baixos e delicados como as sandálias ou Chanel.
Noivas pequenas:
Use modelos de cintura mais alta para alongar a silhueta e prefira vestidos sem manga e de corpo justo. Evite saias rodadas que “achatam” a silhueta. O volume lateral da saia não deve ultrapassar a linha dos ombros e também se lembre de não exagerar nos brocados e pedrarias.A grinalda deve ser posicionada no topo da cabeça, buscando a idéia de mais altura. Mas nada de exageros. Arranjos altos só se for para equilibrar a diferença de estatura quando o noivo for muito alto. Uma dica: o véu longo aumenta visualmente a silhueta. Finalmente, escolha sapatos altos, mas sem exagerar no tamanho.
Noivas pequenas e gordinhas:
Aproveite as dicas para noivas pequenas, mas passe longe de modelos de corpo justo ou tecidos aderentes. Prefira decotes mais fechados e transparências que “disfarçam” as gordurinhas do busto e braço. Opte por linhas clássicas de vestido em modelagens alongadas ou modelos com a cintura baixa. Evite babado e bordado e use sapatos de saltos altos com a frente fechada. Noivas gordinhas:
Adote tudo o que tem formato em “V”. Grinaldas, decotes, silhueta do corpo em “V” valorizam os ombros, recorte da cintura, cós e até o formato do buquê. Este formato distrai o volume do corpo graúdo. Evite volumes. Prefira vestidos evasé, corte princesa ou com a cintura baixa e recortes verticais. Esqueça também babados, brocados, bordados exagerados, mangas bufantes e gola alta. A grinalda deve ser discreta, longe do rosto, e o véu sem volume e longo, pois assim amplia e emagrece a silhueta.