Muitos homens ainda não entenderam que acompanhar as tendências permite não só um visual moderno, mas também confortável. A moda vem sempre ao encontro das necessidades evoluindo de acordo com o ritmo de vida contemporâneo. Mesmo conservadora, a moda masculina muda. Parecer moderno na maneira de vestir serve como depoimento de que estamos prontos e abertos para grandes desafios, até para os que a moda apronta. Como o Dia dos Pais está aí, as dicas abaixo servem também para os filhos que têm dificuldades em escolher um presente que agrade.
Encare
Cabelos - Cortes curtos com franja repicada e penteada para frente; cabelos muito longos envelhecem. Ombros - Naturais, sem ombreiras e levemente arredondados nos paletós. Volumes - As modelagens estão justas ao corpo, da camisa a calça. Em roupas mais esportivas podem ganhar volumes moderados. Cintos - O cinto tem fivelas com banhos prata fosca ou inox em formatos minimalistas. Ao vestir jeans e bermudas, evite.
Calças - De alfaiataria (calças de tecido, como as de traje) em tecidos stretch ou sarja cáqui (chinos's). Prefira modelagens ajustadas ao corpo. Jeans - Renovam o visual, já que este material está intimamente ligado à juventude. Os jeans estão bem trabalhados nas lavagens e modelagens, estilo Vintage (bem usados, com marcas de desgaste). Ajustados ou bem amplos e retos no estilo street wear. Teste novas modelagens em jeans como as “Engineered” da Levi’s com costuras projetadas para acompanhar os movimentos do corpo. Comprimentos - Nada compromete mais que bainhas mal marcadas. Longas demais criam um aspecto desleixado e curtas deixam o visual caricato. Muita atenção nas mangas, comprimentos de camisas e paletós e principalmente com o comprimento das calças.Calças de alfaiataria de boca ajustada devem ser mais curtas (abaixo do osso do tornozelo) para combinar com calçados mais afogados, tênis e botas. Bocas mais retas devem tocar no salto. Jeans podem ser bem compridos e as chino's (calças em sarja cáqui) cobrem o salto do sapato.
Meias - Cinzas, pretas e cáqui, combinam com todos os sapatos. Eliminar a meia, mesmo no inverno é um sinal de modernidade, o que vale, inclusive, para sapatos esportivos e também os sociais. Outra dica: agora meias brancas são companheiras dos tênis e toleradas em sapatos esportivos. Calçados - Os sapatos e botas deste outono/inverno estão com o bico volumoso, fino, quadrado ou redondo e muito afogados. Os sapatos são registro de modernidade e um modelo passado compromete o resultado final. Quem não pode ter muitos sapatos, deve optar pelo preto.Perigo
Cabelos - Cortes desatualizados servem de moldura cafona para a primeira imagem que as pessoas fazem de você. A moda também sobe para as cabeças e é fundamental na harmonia do conjunto. Trocar de cabeleireiro pode significar mudanças, por isso escolha escolha salões moderninhos. Experimentar é permitido já que os fios crescem rápido.Se o cabelo branco incomoda, corte curto, eliminando o problema. O resultado rejuvenesce mais que as tinturas. O mesmo vale para a calvície. Cortes bem curtos favorecem melhor que as tentativas de compor os fios ralos de cabelo na cabeça.
Ombros - Ombros recheados por ombreiras ou cavas caídas envelhecem. Volumes - Caixas quadradas em paletós, camisas e camisetas e a modelagem baggy, cheia de panos nas calças, desmontam qualquer tentativa de modernidade.
Cintos- Evite os personalizados. O cinto é um acessório que pode valorizar ou detonar o conjunto, por isto na menor dúvida, é melhor evitá-los, especialmente em calças esportivas. Calças - Modelos com muitas pregas, volume na cintura afunilando para baixo ou muita criatividade na modelagem são propostas que envelhecem o estilo. Jeans - Modelos convencionais, ou envenenados por passamanarias e detalhes de gosto duvidoso, no formato baggy-jeans em lavagens manchadas são exemplos de uma moda que passou. Meias - Evite as coloridas, brancas ou estampadas que exigem estilo para vestir ou marrons e pretas em materiais sintéticos antiquados. Sapatos - Mocassins decotados, cheios de detalhes ou trançados desvalorizam uma roupa moderna, levando-a junto para o passado.