Nada menos produtivo no escritório do que clima pesado e nuvens negras pairando sobre a cabeça. O que muita gente não sabe é que o estresse e cobranças no trabalho podem ser revertidos em desafios e crescimento. O que dizem as pesquisas
Dicas para mudar o clima
Fórum: você é estressado no trabalho?
"O estresse não é necessariamente negativo. Ele pode ser um grande amigo quando há condições de se realizar o trabalho proposto e acaba sendo uma mola propulsora dependendo de como a pessoa o encara", diz a psicóloga e diretora do Isma-br, International Stress Management Associations, Ana Maria Rossi.
A maneira de encarar as cobranças varia de pessoa para pessoa e está associada à auto-estima. "Quem não está com a auto-estima boa acaba se sentindo devastado. Quem está seguro encara as cobranças como obstáculos importantes para o crescimento", diz.
Outro fator gerador de estresse e que cria um clima de guerra é a dificuldade em lidar com os colegas de trabalho. "Não há como controlar o trabalho e o comportamento dos outros. O jeito de resolver é aceitar ou ignorar, tomar uma vacina contra a pessoa e evitar o estresse", ensina a psicóloga. A mesma regra de ouro vale para colegas que deixam a humildade em casa e agem como verdadeiros senhores da verdade.
A ansiedade de ver mudanças ou de terminar projetos a tempo também pode atrapalhar o rendimento e até afetar a saúde. "A dica é organizar e planejar as prioridades para não se deixar controlar pela situação. Aperfeiçoar o currículo e fazer uma boa rede de contatos também ajuda a diminuir a ansiedade e abre mais caminhos no mercado", diz Ana Maria Rossi.
Quem já está levando o estresse às últimas conseqüências deve dar um tempo para traçar limites do que consegue levar e o que deve ser desprezado. Enxergar os erros e mudar as situações desvaforáveis ajuda a ganhar novos ares. "Tem que relaxar para se ajudar. Ser saudável e conquistar o apoio social da família e amigos ajuda a se recuperar do esgotamento", diz.