Um mesmo perfume cheira de uma maneira diferente em cada pessoa. A quantidade de água que há na epiderme, a temperatura corporal, a secreção sebácea, o PH... Todos esses fatores influenciam no cheiro de uma fragrância. De manhã cedo, as faculdades olfativas estão mais sensíveis. Essa é a melhor hora para se ir atrás de um perfume. Nesse dia, é melhor não utilizar nenhum perfume para evitar as misturas ou qualquer outra referência olfativa.
Não é aconselhável experimentar mais de três perfumes. Após quatro ou cinco fragrâncias, perdemos o olfato e o mais provável é confundirmos os aromas.
Jamais se deve cheirar o perfume diretamente no frasco. É preferível senti-lo à distância. A melhor coisa é borrifar um pouco no ar, cheirar e sentir a fragrância. Caso se queira senti-lo na pele, as mãos são o lugar ideal. Mas não esfregue uma na outra, isso destrói a estrutura da fragrância e faz ela se evaporar antes.
Não se deve cair no erro de escolher um perfume porque esse fica bem em uma outra pessoa. A química pessoal o transforma.Quando sentir que um aroma se funde à pele, se harmoniza com os sentidos e se adapta à personalidade, então é só comprá-lo.