Uma cabeça coberta por cabelos grisalhos deixa muita mulher em polvorosa. Que o diga a morena vista no mar com Chico Buarque e que gerou uma onda de fofocas e reações. O marido da moça chegou a dizer que Chico deveria procurar uma namorada em uma clínica geriátrica - leia a notícia aqui. Afirmação infeliz, dizem as fãs (que não são poucas) do cantor. » Fotos: os coroas mais amados
A verdade é que o caso Chico reacendeu uma antiga preferência das mulheres: os homens mais velhos. Segundo a psicoterapeuta Valdivia Camargo, apesar de toda emancipação feminina ainda há em nossa "memória ancestral" a imagem do homem protetor, aquele que conforta e cuida.
Ainda de acordo com a psicoterapeuta, existe a questão financeira e a idéia de segurança e admiração por uma suposta inteligência refinada dos "caras" mais velhos. A doutora Valdivia ressalta, no entanto, que essa imagem de que o homem quando amadurece fica mais charmoso e a mulher mais envelhecida foi criada pelo próprio homem. "Colocaram na nossa cabeça que a mulher (quando envelhece) fica feia e o homem charmoso e nós sempre acreditamos nisso", diz ela.
Polêmicas à parte, há realmente aqueles homens que, como os bons vinhos, ficam cada vez melhores com a idade. "O que não podemos esquecer é que provavelmente eles já eram interessantes quando jovens e somente aprimoraram suas qualidades", salienta a psicoterapeuta.
"O que temos que acabar é com essa história de casal padrão - com pessoas da mesma idade. Pares 'descombinados' (mulheres mais jovens e homens mais velhos e vice-versa) podem ser uma ótima alternativa", completa Valdivia.