Diante da infinidade de clínicas e tratamentos estéticos existentes, é preciso ter muita atenção para não entregar sua saúde a pessoas e estabelecimentos sem qualificação. A falta de cuidados pode fazer com que não apenas os resultados não sejam satisfatórios, mas também pode prejudicar suas condições de saúde. A Fundação Procon de São Paulo, órgão que recebe denúncias dos consumidores, dá algumas orientações que você deve ter em mente ao procurar uma clínica estética:
Acompanhamento médico
Procure saber se o tratamento terá acompanhamento médico. Somente esse profissional é habilitado para dar orientações quanto à eficácia de determinados tratamentos e avaliar eventuais problemas de saúde
Local
Antes de contratar uma clínica estética, visite o local para verificar as condições de higiene. É importante certificar-se de que ela utiliza material descartável para uso individual (seringas e agulhas) e esterilizado para uso coletivo (toalhas, roupões, aventais, etc). Conheça a aparelhagem disponível e os profissionais que atuam ali.
Serviço
Pergunte sobre como será feito o serviço e informe-se sobre as regras e disponibilidade de horário do estabelecimento.
Procedimentos usados
Procure saber quais serão os procedimentos utilizados, os possíveis efeitos colaterais ou riscos à saúde durante o tratamento. É preciso que fique claro também qual será o tempo necessário para que comecem a aparecer os primeiros resultados e a quantidade de sessões necessárias para se resolver o problema.
Fichas de controle
Verifique se a clínica possui fichas de controle das sessões realizadas e registro das medidas e peso, no caso de tratamentos para redução de peso ou medidas. Neste caso é importante não só anotar o registro para acompanhar o resultado do tratamento proposto como ter uma cópia desse documento.
Recomendações posteriores
Fique atenta às clínicas que indicam um "roteiro de educação alimentar" a ser seguido pelo consumidor e que depois alegam que o tratamento não surtiu efeito porque o paciente não observou tais recomendações.
Preço
Informe-se sobre o preço total do tratamento e o preço de cada sessão, a data de início e término do serviço. Ao fechar negócio, você deve exigir que todos os itens discutidos estejam no documento. Peça também recibo de todos os pagamentos feitos. Se você desistir antes do fim do tratamento, exija de volta o dinheiro correspondente às sessões que não foram feitas.
Reclamações
Guarde todos aqueles folhetos e panfletos publicitários. A clínica tem a obrigação de cumprir o que promete neles. Se você tiver alguma reclamação a fazer, registre-as no Procon. É preciso apresentar toda a documentação sobre o assunto.
Em São Paulo, você pode registrar sua queixa no seguintes endereços:
Poupatempo Sé: Pça. do Carmo s/n°
Poupatempo Santo Amaro: Rua Amador Bueno, 176
Poupatempo Itaquera: Rua do Contorno, 60, ao lado da estação Itaquera do metrô.