Cerca de quatro mil mulheres norte-americanas já estão utilizando um novo aparelho que promete aumentar os seios sem a necessidade de cirurgia plástica. Trata-se do sistema Brava, uma espécie de "sutiã" movido a bateria, que provoca, por sucção, a extensão do tecido mamário, aumentando o volume dos seios.
À venda em diversas clínicas dos EUA, e recentemente aprovado pelas autoridades de saúde do país (FDA), o Brava desperta grande curiosidade, mas está longe se ser unanimidade entre médicos e usuárias. "Conheci este aparelho há algum tempo, nos Estados Unidos, e jamais o recomendaria às minhas pacientes", afirma a cirurgiã plástica Loriti Breuer. "Este aparelho age na pele e na gordura, mas não tem o poder de aumentar as glândulas mamárias, cujo tamanho varia de mulher para mulher. Por isso, acaba deixando os seios flácidos e caídos", revela.
Os criadorres do Brava afirmam que, se utilizado dez horas por dia durante dez semanas, o aparelho aumenta significativamente o volume dos seios da mulher. O preço do tratamento fica em torno de 2.500 dólares (metade do preço de uma cirurgia de mamas nos EUA), incluindo o aparelho e as consultas médicas.