Não há ambiente que não ganhe beleza e harmonia com a presença de uma planta. Elas podem ser colocadas em qualquer canto da casa e ainda garantem uma decoração mais aconchegante. Mas não basta apenas escolher um vaso ornamental, colocar terra e assentar a plantinha de sua preferência. Aprenda a fazer um jardim externo
Aprenda a fazer um vaso para ficar dentro de casa
Há diversos tipos de plantas que se adequam dentro e fora de casa e que devem ser escolhidas de acordo com o crescimento da raiz, necessidade de sol e o clima que ela precisa para se desenvolver. A partir daí, é só escolher a mais bonita ou que se integra facilmente à decoração.
"As plantas nascem em ambiente externo e todas estão aptas a fazer parte dos jardins, basta respeitar o espaço entre elas e a quantidade de luz e água que precisam. Já para ter dentro de casa, onde há pouca luz do sol, vale uma ráfis, dracena arbórea e palmeira chamedória", explica o paisagista do clube A Hebraica, em São Paulo, Maier Gilbert.
Os cuidados são simples e nem sempre precisam ser diários. "As plantas precisam que o solo esteja sempre úmido e de fertilização a cada quatro meses, pulando o período de inverno. Não é recomendado que se use inseticidas em plantas que ficam dentro de casa", explica o paisagista.
Outro quesito que deve ser observado é a presença de crianças na casa. "Algumas plantas são venenosas e devem ser evitadas. A comigo-ninguém-pode, a espirradeira e a café-de-salão são exemplos", diz Maier.
Agradecimento: Clube A Hebraica