É verdade que uma noite de bebida é uma noite louca? Tudo parece indicar que sim, ainda que o resultado possa não ser tão bom. Muita gente bebe para se animar a começar uma relação sexual, pois o álcool funciona como relaxante e aumenta o desejo. Mas consumido em grande quantidade pode transformá-lo em depressor e inibir o processo fisiológico do ato sexual. "Os jovens, por exemplo, acreditam que o álcool pode dar coragem para se aproximar de outra pessoa e ir mais adiante", explica a psicóloga Gutiérrez Flores. "As mulheres também às vezes adotam comportamentos que não teriam normalmente".
Além disso, muitas pessoas bebem para "esquecer" e relaxar dos problemas domésticos e profissionais, convertendo a bebida em "remédio", destaca a psicóloga. O consumo contínuo de álcool, acrescenta, pode ocasionar danos irreversíveis, tanto no cérebro quanto nos rins.
O álcool pode causar dependência física e psicológica. A sensação de segurança pode fazer com que o dependente não consiga estar acompanhado, ter amigos ou se aproximar do parceiro sem a bebida. Por isso, o tratamento deve combinar remédios e terapia.