Os óleos essenciais são muitos, assim como os efeitos que podem ser obtidos. Veja algumas sugestões:Lavanda: seu aroma floral e frutado é relaxante. É o mais indicado para pessoas que sofrem de insônia, estresse ou ansiedade. Melhora o descanso noturno.
Limão: seu aroma fresco tem propriedades energizantes. É indicado para casos de cansaço mental e fadiga. Estimula a mente, aumentando a concentração no trabalho ou no estudo.
Menta e eucalipto: com aroma mentolado, também fresco, é um bom tônico para a mente e o sistema respiratório. Libera as vias nasais e predispõe para a atividade intelectual. Indicado para cansaço mental, depressão e problemas respiratórios.
Sândalo: o perfume do sândalo se caracteriza por um toque oriental, quente. É o aroma utilizado por excelência para se atingir estados de meditação. Ajuda a harmonizar a vida exterior com a interior, facilitando o fluxo de energia entre ambas. Indicado para casos em que há dificuldades para se tomar uma decisão. Alivia as tensões.
Azahar: como a lavanda, emite um aroma doce que provoca um efeito relaxante. É indicado contra ansiedade e facilita o sono.
Hortelã: de aroma fresco, tonifica e estimula. Facilita a digestão e é um potente inibidor do cheiro do cigarro.
Jasmim: o perfume do óleo derivado da flor de jasmim é um potente inibidor de cheiros desagradáveis. Ajuda nos transtornos emocionais e melhora o estado de ânimo.
Maçã: regula as funções intestinais e as doenças dos rins. Aumenta a memória.
Ylang-ylang: melhora o astral, clarifica a visão e estimula o apetite sexual.
Leia mais:
» A cura através dos perfumes