O branco é a nova tendência para os homens ou, pelo menos, foi isso que os estilistas de Milão quiseram mostrar ao desfilar levas e mais levas de ternos brancos nas passarelas italianas, na segunda-feira. Esses ternos brancos apareceram na Valentino com tecidos brilhantes, com efeito amassado na Prada e, principalmente, como trenchcoats. O que se pôde constatar, portanto, é que o próximo verão será limpo e puro e vai exigir muitas idas à lavanderia.
» Veja galeria de fotos
"Branco e preto são as cores que os jovens estão curtindo agora", disse Valentino depois do desfile de sua coleção primavera/verão 2003. Já Miuccia Prada manifestou uma visão um pouco diferente. "Os homens gostam de se vestir bem, e o branco é a cor dos uniformes mais elegantes, que é o que eles gostam de vestir", filosofou. Mas, embora sua coleção apresentasse cor uniforme, não tinha nada de formal ou rígido.
Calças de cintura baixa e frente lisa, em cores que iam do branco ao rosa-chá, apresentavam corte curto, batendo soltas acima dos tornozelos. Elas eram usadas com malhas de lã macia e tão fina que era quase translúcida, agarrada no peito e nos braços dos modelos.
Mesmo se você tiver que passar a próxima primavera fechado num escritório, ainda terá como escapar da formalidade do trabalho. Em lugar de amarrar um nó pesado de gravata no pescoço, faça como Prada: simplesmente enfie um longo retângulo fino de tecido na abertura da camisa. "É uma maneira flexível de vestir coisas, dando forma de uma maneira mais sofisticada", disse Miuccia Prada.
Valentino, por sua vez, mostrou uma coleção que incluiu desde roupas urbanas com ombros estruturados até calças de praia em modelo pescador, feitas de cetim e amarradas na cintura, como um sarongue. O estilista aderiu à tendência de usar uma série de tecidos diferentes para incrementar o terno, que é a base da indumentária masculina. Quando não era napa branca, era seda preta com toques de jacquard vermelho ou bege.
Mas o verão pede fuga, de modo que Valentino não demorou a deixar os paletós de lado, revelando camisetas sem manga pretas, justas e translúcidas, bordadas com dragões vermelhos que subiam pelos ombros dos modelos. "Os velhos desenhos asiáticos se tornaram modernos e estão muito em voga com os rapazes que vivem na Califórnia e passam férias em Bali", disse Valentino. "As mulheres estão saindo em estampas animais, então por que não mudar o visual dos homens, também?"