Se depender dos estilistas Fábia Bercsek e Deoclys Bezerra, a próxima estação será cor-de-rosa. Nos desfiles primavera/verão 2002/03 apresentados na primeira noite do Amni Hot Spot, na terça-feira em São Paulo, rosa-bebê, rosa-pétala, pink e salmão predominaram nas passarelas. "É a minha cor favorita. Gosto de brincar com os opostos, com o adulto e o infantil ao mesmo tempo", explicou Bercsek à Reuters na abertura da terceira edição do evento, que expõe os principais novos talentos da moda.» Veja galeria de fotos
Já Bezerra acredita que o rosa significa "a delicadeza e a feminilidade da mulher". "Quis propor uma idéia nova, pois o tom não é muito usado", acrescentou o jovem talento. As mulheres de Bercsek surgiram femininas e claramente influenciadas pelo estilo da década de 1930 e por peças black-tie, com toques evidenciados principalmente por gravatas borboletas - que apareceram não apenas ao redor do pescoço, mas também como grandes laços nas saias. Os acessórios tinham aparência retrô, como bolsinhas finas e retangulares, e viu-se muito plissado nas saias.
O ponto alto foram os decotes profundos e retos, que muitas vezes acabavam na cintura. Algumas peças para a noite tinham muito brilho em detalhes como cristais, paetês e canutilhos. O tricô manual, elemento constante no trabalho da estilista, apareceu em vestidos que lembravam as roupas de bonecas antigas.
Além do rosa, outras tonalidades usadas por Bercsek foram verde-água, branco, champanhe e preto, esta última aparecendo, sobretudo, nas estampas geométricas desenhadas e pintadas à mão pela própria estilista.
A coleção de Bezerra, inspirada nos trajes franceses do século 19 e no universo da personagem Alice, do escritor Lewis Carrol, entrou na passarela misturando looks românticos e urbanos.
O estilista abusou de passadores presos às roupas. Nas blusinhas, por exemplo, fitas coloridas traspassavam esses passadores, ficando soltas nas extremidades, como se fossem penduricalhos de tecido, dando um movimento gracioso. As saias e shorts, bastante curtos, tinham modelos clássicos, enquanto os vestidos, mais ousados, traziam barra assimétrica.
O toque antigo veio por meio das cores, como rosa, carmim, violeta, azul e grapette, e em acessórios criados por Bezerra. O destaque foi um conjunto de braceletes, que ele próprio chamou de "simbolizadores de tempo", composto por vários relógios de tamanhos diferentes, amarrados ao pulso por tiras de tecido.
Ambos estilistas foram muito aplaudidos pela platéia. "Apesar de ser a primeira saída da gaiola, eles já têm personalidade, um estilo, uma característica. A Fábia faz mais um trabalho de montagem e o Deoclys de drapeados", disse Glória Kalil, consultora de moda, na saída do evento. Paulo Borges, organizador do Amni Hot Spot e responsável pelo São Paulo Fashion Week, declarou estar bastante satisfeito com os novatos. "Cada um já tem uma cara própria, um olhar particular. Eles estão num caminho de busca, de luta por uma identidade, mas estão no caminho certo".