As mulheres, assim como os homens, se beneficiam com o casamento e apresentam uma melhora na saúde mental depois que têm um companheiro, segundo um novo estudo.A pesquisa australiana mostra que cerca de 13 por cento dos homens e mulheres casados sofrem de estresse e contradiz as descobertas de um estudo de 1972 da socióloga Jessie Bernard.
Segundo Bernard, que observou ansiedade, depressão e neurose em casais e entre não-casados, os homens se beneficiam do casamento às custas das mulheres.
"A idéia de que apenas os homens são favorecidos com o casamento, enquanto as mulheres sofrem todo o estresse, foi pelos ares", disse a revista New Scientist na quarta-feira.
O psicólogo David de Vaus, da Universidade de LaTrobe em Melbourne, disse que as diferenças entre seus resultados e os de Bernard podem estar na definição de estresse e distúrbio mental, que pode se manifestar em homens por abuso de drogas e de álcool. Quando ele analisou os dados de uma pesquisa sobre saúde mental com mais de 10.000 adultos, que faz parte de um levantamento nacional de 1996 na Austrália, que inclui abusos como indicadores de estresse, descobriu que 25 por cento de homens e mulheres solteiros eram infelizes.
Entre as mulheres pesquisadas, as casadas e com filhos tiveram a menor incidência de problemas relacionados à saúde mental.
"Psicólogos estão debatendo se as conclusões de Bernard sempre estiveram erradas ou se as mulheres se tornaram realmente mais felizes no casamento nos últimos 30 anos", acrescentou a revista.