Gosto muito do meu namorado e não viveria sem ele, mas não ando tendo motivação para uma transa. Existe algum tratamento para mulheres que não sentem prazer na hora deste ato?
Julia, 22 anos – São Paulo/ SPResposta: Quando analisamos todo e qualquer problema sexual, a primeira coisa a fazer é saber se existe algum problema orgânico. Infecções vaginais, problemas hormonais, menopausa, etc, podem alterar a libido. Por causa desses problemas, o desejo sexual, às vezes, acaba diminuindo.
Se essas possíveis causas forem descartadas, temos que avaliar o lado psicológico. A mulher geralmente funciona de uma forma diferente do homem. Enquanto o sexo masculino acha que a transa é uma solução, a mulher a encara como uma conseqüência. Conseqüência do amor, da intimidade, e, claro, da vontade propriamente dita. As encanações também contam nesta hora e, devido a isso, todo o seu apetite sexual pode sofrer alterações.
"A mulher é muito sensível. Mais de 90% dos problemas sexuais estão relacionados ao lado emocional", avalia o Dr Celso Marzano, especialista em terapia sexual. A falta de motivação para o sexo pode ser conseqüência de um trauma no relacionamento ou mágoa. "A cabeça controla tudo", alerta Marzano. Nesses casos, o melhor remédio é o diálogo. Conversar com seu parceiro trará bons resultados.
Outro conselho é você reavaliar a sua relação com o ato sexual em si. A transa tem que ser um momento gostoso tanto para o seu namorado quanto para você. O casal tem que ter calma e curiosidade para achar os pontos do corpo que mais despertam a libido. Às vezes, o que está faltando é uma boa preparação antes do sexo. Beijos, abraços, mordidinhas, enfim, vale tudo nessa hora. De repente, a solução está mais próxima do que se imagina...