Sintoma: A casa está de pernas pro ar. Meias sujas, calçados, toalha, tudo espalhado pela casa... Isso sem falar na tampa da privada que ele nunca levanta (quando levanta, esquece de abaixar). Pra piorar, além de não colaborar na limpeza, ele só atrapalha.Diagnóstico: É um caso típico e comum. Na maioria dos casos, a mãe tem grande parcela de responsabilidade sobre isso. Desde de pequenos elas acostumam os filhos com roupa lavada, caminha estendida... Ou seja, eles acabam não aptos para tarefas domésticas, o que inclui por ordem a bagunça.
A palavra dela: "Por que os homens não podem ser mais organizados? Por que eles acham que somos sua empregada e devemos lavar, passar e ainda nos preocupar com a arrumação da casa? Como se não tivéssemos mais nada para fazer da vida"
Aline*, 27 anos
A palavra dele: "Eu até dou razão que a bagunça tira qualquer um do sério, mas com a vida agitada que levo, é impossível ficar levando mania de limpeza a risca. Quem vive, suja"
João Carlos C., 50 anos
Receita médica: Contar até dez, vinte, trinta! Converse com ele, mas sem perder a calma (quarenta, cinquenta, sessenta!). Quando nos vêem descontroladas, geralmente eles persistem para delimitar território. Mostre o quanto a bagunça lhe incomoda. Ensine-o a lavar suas próprias meias e, mesmo que não fique "aquela maravilha", continue incentivando-o. Mas jamais ceda. Ele tem que aprender a dividir as responsabilidades da casa com você.