Neide: Sinto dores dependendo da posição. A sensação que tenho é de que ela é causada quando o pênis chega a tocar o colo do útero. Isso é normal? Por que isso ocorre?Laura Müller: Algumas mulheres costumam sentir um certo incômodo dependendo da posição, pois, em algumas delas, a penetração é muito profunda. Esse pode ser o seu caso. A saída é optar pelas posições mais confortáveis.
Porém, doer nunca é normal. Sempre que a gente sente algum tipo de incômodo, o melhor é, antes de tudo, visitar um ginecologista. Ele vai verificar se há alguma infecção ou outro problema físico provocando essa dor.
Caso os exames não detectem algo de irregular no seu corpo, pode ser sinal de que o problema tenha fundo emocional. Isso geralmente ocorre quando a mulher não está relaxada o suficiente na hora do sexo, por medo, tensão ou ansiedade. Aí, ela contrai a musculatura da vagina. A conseqüência é dor em vez de prazer na hora da penetração.
Mas também há casos em que o casal simplesmente está partindo cedo demais para a penetração. Para que seja prazerosa, a mulher precisa estar super excitada. Só assim o corpo dela se prepara para receber o pênis: a vagina se lubrifica e dobra naturalmente de tamanho (se alarga e se aprofunda). São alterações normais do corpo feminino que só acontecem graças à excitação.
Por isso, é preciso caprichar nas preliminares. Esse pré-aquecimento é fundamental. Outra dica: tocar o clitóris durante a penetração pode aumentar ainda mais o seu prazer (experimente!).
Não deixe de visitar o ginecologista sempre que sentir alguma dor. Esse é o primeiro passo para manter a saúde sexual em dia. E é só com cuidados como esse que as relações se mantêm realmente prazerosas.