Por que é que nós, mulheres, temos essa mania de nos sentir culpadas, mesmo que só um pouquinho, por alguma falha do parceiro? Por que é que a gente fica sempre se perguntando "o que eu fiz de errado"? Será que somos tão culpadas mesmo? Ou será que a gente exagera um pouco na avaliação?Muitas mulheres se angustiam demais quando o parceiro perde a ereção. E ficam remoendo pensamentos do tipo: "Será que ele não gosta mais de mim?" "Será que ele perdeu o tesão por mim?" "Será que isso, será que aquilo?"
Seria muito mais simples se a gente encarasse as coisas sem essa mania de se responsabilizar por tudo. Há uma enorme lista de razões para o homem perder a ereção - e a parceira não é necessariamente a culpada por esse acidente de percurso.
Medo, ansiedade, estresse, tensão emocional, dificuldade para se concentrar na transa e problemas variados (com o trabalho, a família, os amigos, os filhos ou até mesmo a companheira) são alguns dos fatores emocionais que podem levar um homem a falhar na hora H. Há ainda a hipótese de algum impedimento físico estar atrapalhando o mecanismo da ereção. Ou seja, a mulher NÃO é a culpada de tudo, não!
No entanto, ela pode atrapalhar as coisas, sim, se adotar uma postura inadequada na hora em que o homem apresentar esse tipo de problema. Fazer cobranças ou brincadeiras de mal gosto são atitudes que jogam a auto-estima do indivíduo mais para baixo ainda. Aí, a situação acaba piorando.
É preciso entender que falhar uma vez ou outra é algo que acontece com muitos homens. E tudo bem. Não é o fim do mundo. É perfeitamente normal acontecer de vez em quando.
Caso a dificuldade de ter ou manter a ereção se torne algo freqüente, aí sim, é preciso tomar uma atitude. Qual? A mais indicada é apoiar o parceiro a buscar a ajuda de um terapeuta sexual. Há solução para todos os casos. Basta procurar um especialista. E não se culpar!