Dá para fazer sexo durante a gravidez, mesmo quando a gente fica com um barrigão? Será? Ou é melhor deixar passar essa fase? Mais para frente, quem sabe, as coisas voltam a ser como antes, não é?Talvez sim. Mas, melhor que adiar o prazer sexual, é viver a sexualidade de forma plena durante o período da gravidez. Isso só faz bem para a mulher, o parceiro, o casal. Sexo é algo positivo e saudável: aumenta a cumplicidade do casal, dá um colorido ao dia-a-dia das pessoas, faz a vida ficar muito mais divertida. Todo mundo - inclusive o bebê - só tem a ganhar.
É preciso mudar a visão da sexualidade e encará-la como o que realmente é: algo muito bacana. E nada feio, sujo ou errado, como tem gente que ainda pensa assim.
Claro que, durante a gravidez, a gente precisa fazer algumas adaptações. Como escolher melhor as posições sexuais, ir sempre com bastante cuidado e usar boas doses de lubrificante à base de água.
Isso vale para a gravidez da maioria das pessoas. Só há restrição quando se trata de gravidez de risco. Aí, o melhor é visitar o médico e se informar direitinho sobre o que se pode ou não fazer.