Dilma : Meu namorado às vezes tem muita dificuldade para gozar. Eu não consigo entender. Já pensei que era culpa minha, mas ele diz que não tem nada a ver comigo e que, do mesmo jeito que nós, mulheres, temos dificuldades, ele também tem o direito de ter. Isso é normal?
Laura Müller: Pode ocorrer, sim, de o homem ter dificuldade para chegar ao orgasmo. Isso não é nenhum bicho-de-sete-cabeças (e não tem necessariamente a ver com a parceira). A boa notícia é que dá para resolver a situação.
O primeiro passo é parar de fazer cobranças. Isso só atrapalha a relação, sabia? Ele fica mais ansioso e preocupado e acaba tendo mais dificuldade ainda. Ou seja, o melhor é não cobrar, mas ajudar.
Como? Entendendo, antes de tudo, que isso pode ocorrer com qualquer um. Pode ser que ele também se cobre demais e fique pensando "tenho de ser mais rápido", "tenho de agradar a ela", "tenho que fazer isso", "tenho que fazer aquilo". Preocupações desse tipo são fatais ao prazer de qualquer pessoa. O melhor é relaxar.
O sexo é muito mais bacana quando a gente deixa fluir. Quer dizer, quando se envolve no clima de erotismo e sedução sem se preocupar com um roteiro pré-estabelecido.
Que tal, então, vocês experimentarem novas e divertidas maneiras de se excitar? Outra dica: que tal explorar todo o corpo um do outro, a fim de encontrar novas áreas de prazer? Caprichar nos jogos eróticos é um dos segredos para aumentar a excitação (e para deixar o orgasmo muito mais intenso).
Uma outra opção é buscar um terapeuta sexual. Mas sem preconceito, né? O especialista pode ajudar muito! A gente precisa encará-lo como um aliado. Com ajuda especializada, fica muito mais fácil vencer qualquer obstáculo. Assim, o seu prazer – e o dele – só tem a aumentar!