Jéferson – Gostaria de saber quais são os sinais de frigidez de uma mulher. Quando e como isso acontece? Como eu posso ajudá-la?Laura Muller: Palavrinha forte essa, você não acha? Frigidez é um termo que os sexólogos não costumam mais usar. Mas será que existe mesmo mulher frígida?
Ou será que, na verdade, as mulheres são como os homens: às vezes enfrentam baixa de desejo, às vezes têm uma certa dificuldade para se excitar... e por aí vai?
Para lidar com questões como essas, o ideal é, antes de tudo, identificar as causas das dificuldades. Timidez? Vergonha? Medo? Algum bloqueio (que seria mais facilmente vencido com a ajuda de um terapeuta sexual)? Ou outra coisa?
Esses são apenas alguns dos motivos para a mulher não ficar muito a fim. Há ainda a hipótese de algum contratempo do dia-a-dia tirar o pique para o sexo.
Seja qual for a razão, dá para virar o jogo. Uma boa dica é tentar criar um clima bem envolvente. Sabia que a atmosfera de erotismo e sedução é pra lá de importante para o sexo? Isso abre as portas para o desejo.
E o prazer? Aí é questão de descobrir, com calma, carinho e de um jeito bem descontraído, do que a parceira mais gosta na hora H.