Atualizado às 09h26Seis anos, um mês e 23 dias depois de cometer o maior atentado da história dos Estados Unidos, que matou 168 pessoas, Timothy McVeigh foi executado com uma injeção letal. Esta é a primeira execução federal no país desde 1963. McVeigh foi informado minutos antes de morrer sobre o procedimento a que passaria por Harley Lappin, diretor da penitenciária de Terre Haute (Indiana).
"McVeigh recebeu as instruções com serenidade", precisou Dan Dunne durante uma entrevista coletiva. Ele acrescentou que o réu dormiu bem e que seus dois advogados, Robert Nigh e Nathan Chambers, se reuniram com ele por uma hora e deixaram sua cela às 05H00 locais (06H00 horário de Brasília).
McVeigh foi escoltado às 9 horas (horário de Brasília), com as mãos e os tornozelos algemados, ao local da execução, onde recebeu uma injeção letal. Um porta-voz do governo informou que foi utilizada uma dose a mais de veneno para garantir que o réu morreria.
McVeigh é o autor do atentado com um caminhão-bomba, realizado em 19 de abril de 1995 em Oklahoma City, que provocou a morte de 168 pessoas, entre elas 19 crianças.
Leia mais:
» McVeigh volta às capas dos jornais em dia de execução
» McVeigh tem a última refeição antes da execução
» Saiba mais sobre McVeigh e sobre o atentado