Atualizado às 18h34
Depois de enfrentar hoje as fortes nevadas da Cordilheira dos Andes, o solitário piloto norte-americano Steve Fossett sobrevoa a região argentina de Salar de Pocitos rumo ao Brasil. Fosset passará pelo sul do país a 6.095 metros de altitude, mantendo a velocidade de 53 quilômetros por hora. Esta é sua sexta tentativa de dar a volta ao mundo conduzindo um balão.Fossett cruza a América do Sul em seu 12º dia de vôo, tendo passado nove dias sobre o Pacífico. O piloto já passou por zonas de turbulências causando preocupação ao centro de controle, localizado em Washington, nos Estados Unidos. Ao descer dos 8.534 metros de altitude em que se encontrava, pôde respirar sem auxílio da reserva de oxigênio que carrega.
Ainda hoje, o piloto deverá cumprir a metade de sua viagem, a 180 graus de longitude, desde o ponto de partida em Northam, na Austrália. Seu diretor de vôo, Tim Cole, afirmou que o balão Solo Spirit ganhará velocidade ao entrar no Chile a 60 quilômetros por hora.
"Se manter esta velocidade, Fosset poderá abandonar o território sul-americano no final da noite de hoje", disse Cole. Fossett já bateu o recorde de tempo de vôo solitário em balão, estabelecido em 13 de março de 2000 por Kevin Uliassi.
Fossett registrou a marca na madrugada da última quarta-feira, superando as 243 horas e 28 minutos conseguidas por Uliassi. Desde sua partida, o Solo Spirit percorreu mais de 18,488 quilômetros.
No total, Fossett que supera os 8 mil quilômetros, desde fevereiro de 1995, quando se consagrou o primeiro piloto de balão a cruzar sozinho o Oceano Pacífico.