A oposição ao presidente da Ucrânia, Leonid Kuchma, venceu na recontagem de votos das eleições parlamentares realizadas no domingo. A informação vem da Comissão Eleitoral Central daquele país. Segundo dados oficiais, o bloco de oposição Nossa Ucrânia, cujo líder é o ex-primeiro-ministro Víctor Yúschenko, obteve 19,66% dos votos, seguido pelo também opositor Partido Comunista, com 19,52%.O grupo da situação Por una Ucrânia Unida ficou em terceiro, com 18,33% dos votos. O Partido Socialista, bloco da ex-vice-primera-ministra Yulia Timoshenko, grupos opositores e o oficialista Partido Social-Demócrata conseguiram 8,57%, 5,55% e 5,34% respectivamente, superando o mínimo de 4% necessários para ter um acento na la Verjóvnaya Rada, o Parlamento ucraniano.
A metade dos 450 acentos será preenchida proporcionalmente por listas fechadas dos partidos e a outra metade, por eleição majoritária das 225 circunscrições do país.
No total, 6993 candidatos de 33 partidos ou blocos, entre eles 174 periodistas, competiram por uma cadeira nas eleições mais decisivos desde a independência da União Soviética em 1991. Segundo a Comissão Eleitoral Central, votaram 17,7 dos quase 37 milhões de eleitores, atingindo 48,2% do total de votos.