Conhecido pela fama de “falastrão”, Elton John vem se envolvendo em polêmicas há anos. Desde a declaração que deu à revista Rolling Stone dizendo que era homossexual, em 1976, o cantor parece não fazer muita questão de se esquivar de assuntos controversos. Muitas das frases de impacto que proferiu em entrevistas ou durante os shows acabaram marcando a sua carreira.
"Não há nenhum mal em ir para a cama com alguém do mesmo sexo", disse ele à Rolling Stone americana em 1976, na famosa entrevista em que assumiu ser bissexual. Depois, em 1988, ele acabou declarando que era gay, abrindo caminhos para cantores como Ricky Martin e George Michael, que se declararam homossexuais mais recentemente. Em 1993, Elton John começou um relacionamento com David Furnish, que dura até hoje.
Mas essa foi apenas a primeira das polêmicas de sir Elton John - ele recebeu o título de “sir” da rainha Elizabeth em 1997. Recentemente ele teve um desentendimento com Madonna. Na cerimônia de entrega do Globo de Ouro de 2012, ele chegou todo cheio de si e, ainda no tapete vermelho, declarou que ela não tinha nenhuma chance de ganhar o prêmio de melhor canção original, ao qual ele também estava concorrendo. Mas a rainha do pop acabou ficando com o troféu e ainda se mostrou muito mais educada do que o “rival”. "Ele é brilhante e eu o adoro, então acho que ele ganhará outro prêmio. Eu não me sinto mal!", disse ela nos bastidores da cerimônia.
Em outras oportunidades, Elton ainda comparou Madonna a uma “stripper de baixo nível” e afirmou que a carreira da cantora havia acabado. Ao que parece, é tudo vingança por Madonna ter criticado Lady Gaga, que é madrinha de seu filho. A rainha do pop insinuou que Born This Way, de Gaga, é uma cópia de Express Yourself.
Outra cantora que se estranhou com Elton foi Lily Allen. Em 2008, ela apresentou junto com o cantoro "GQ Men of the Year", evento inglês que premia os homens que mais se destacaram no ano em diversas áreas. Os cantores trocaram farpas durante toda a apresentação. A cantora chegou a discutir com Elton John no palco. Entre alguns palavrões, ela disse que era 40 anos mais nova que ele, e que ainda tinha toda a vida pela frente. John, claramente nervoso, disse que, mesmo assim, ainda podia cheirar muito mais do que ela.
Em novembro do ano passado, Elton provocou agitação por ter dedicado seu show em Pequim ao artista e dissidente político chinês Ai Weiwei. O cantor fez a dedicatória nos primeiros minutos de sua apresentação, afirmando que o show era para o “espírito e talento” de Ai. O artista é um assunto delicado na China, por explorar a injustiça social do país. Ele foi detido por quase três meses no ano passado e foi proibido de deixar a China.
O cantor também já deu declarações polêmicas sobre a aids e seu notório vício em drogas. Em entrevista ao programa de TV Today para divulgar a biografia Love Is the Cure: On Life, Loss and the End of Aids, ele afirmou que desperdiçou uma grande parte de sua vida usando drogas. “Eu era um viciado no início dos anos 80, que foi a mesma época em que aids estava começando. Você sabe, eu estava vendo amigos morrendo pela direita, pela esquerda, e em volta de mim. E ainda assim não parei de viver aquela vida, e isso que é terrível sobre o vício”, disse o cantor.
Ele também falou sobre como o estilo de vida que mantinha fazia com que ele não se importasse com a epidemia crescente de aids. “Quando você toma uma droga e você toma uma bebida, e mistura os dois, você pensa que é invencível”, contou. “Saí disso com um teste de HIV negativo. Fui o homem mais sortudo do mundo.”
Nem Jesus Cristo ficou livre das declrações polêmicas de Elton John. No ano passado, questionado durante entrevista à revista Parade sobre a maneira como vê o cristianismo, o cantor deu sua opinião. "Jesus era cheio de compaixão, um homem gay super inteligente que entendeu os problemas da humanidade. Na cruz, ele perdoou as pessoas que o crucificaram. Jesus quis que fôssemos amorosos e clementes. Eu não sei o que faz as pessaos tão cruéis. Tente ser uma mulher homossexual no Oriente Médio. Você morreria logo", disse Elton à publicação.