PUBLICIDADE

25 nomes de meninas inspirados em mulheres que fizeram história e seus significados

Diana, Glória, Carolina e Simone são algumas das ideias; veja outras sugestões

25 nov 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
O nome de Diana combina com seu carisma inesquecível e significa "aquela que ilumina"
O nome de Diana combina com seu carisma inesquecível e significa "aquela que ilumina"
Foto: Wikimedia Commons

Confira 25 nomes femininos que podem servir de homenagem a mulheres que fizeram grandes realizações em suas vidas:

  • Tarsila: inspirado em Tarsila do Amaral (1886-1973), famosa pintora brasileira e um dos nomes da Semana de Arte de 1922, significa "corajosa" e "ousada".
  • Carolina: uma ótima homenagem à escritora mineira Carolina Maria de Jesus (1914-1977), autora que escreveu "Quarto de Despejo" em cadernos usados que recolhia do lixo. O significado é "mulher do povo" ou "mulher doce".
  • Sonia: sugestão a partir do nome de atual Ministra dos Povos Originários, Sonia Guajajara, uma das lideranças indígenas mais famosas e respeitadas do mundo. Significa "sabedoria".
  • Diana: Lady Diana Specer (1961-1997) entrou para a história como "a princesa do povo" e esbanjava empatia, carisma e bondade nas atitudes. Não é à toa que o nome significa "divina”, "aquela que ilumina" e "a luz do dia".
  • Marta: uma das melhores jogadoras de futebol do mundo, Marta Vieira não levou a Copa Feminina, mas popularizou o esporte e o levou a outro patamar. O nome Marta quer dizer "senhora", "patroa" ou "protetora do lar". 
  • Rosa: inspirado em Rosa Parks (1913-2005), ativista negra estadunidense que se tornou símbolo do movimento dos direitos civis dos Estados Unidos. O significado é "bela flor”, "tipo famoso" e "espécie famosa".
  • Ada: homenagem a Ada Lovelace (1815-1852),  matemática e escritora inglesa reconhecida por ter criado o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina. Significa “de qualidade nobre”, “de nobre linhagem”, “ornamento” e “beleza” e também é o nome da primeira mulher paraquedista do Brasil, Ada Rogato (1910-1986).
  • Jane: a inspiração vem de Jane Goodall, antropóloga inglesa pioneira no ativismo ambiental que fez descobertas inusitadas em sua área e revolucionou os caminhos da primatologia com seus estudos sobre chimpanzés. Jane significa “Deus é cheio de graça” e “agraciada por Deus”.
  • Marie: variante francesa do nome Maria, é inspirado em Marie Curie (1867-1934), primeira mulher a ganhar dois prêmios Nobel e cujas pesquisas com radioatividade levaram a vários avanços da medicina. O significado é "soberana" ou "pura".
  • Anne: de Anne Frank (1929-1945), a adolescente alemã de origem judaica que morreu nos campos de concentração durante a Segunda Guerra e deixou um diário registrando o horror do Holocausto. Significa "graciosa" ou "cheia de graça".
  • Simone: de origem francesa, batizou a célebre filósofa Simone de Beauvoir (1908-1986), autora de "O Segundo Sexo", uma das obras feministas mais emblemáticas de todos os tempos. Quer dizer “aquela que ouviu”, “ouvinte” e “obediente”.
  • Maya: nome que tem muitas possibilidades de origem e significados como "ilusão”, “magia”, “mãe”, “água”, “boa mãe” e “grande”. Pode ser um tributo a Maya Angelou (1928-2014), poetisa, escritora e primeira mulher negra a estampar moedas de dólar nos Estados Unidos.
  • Dorina: de origem grega, quer dizer "dourado" ou da região de Dória. Inspirado em Dorina Nowill (1919-2010), educadora, filantropa e administradora brasileira. Ela ficou cega aos 17 anos de idade e trabalhou intensamente para a criação e implantação de instituições, leis e campanhas em prol dos deficientes visuais.
  • Rebeca: inspirado em Rebeca Andrade, ginasta artística brasileira que tem trilhado uma carreira brilhante na modalidade e obteve a medalha de ouro na final do salto no Mundial de Ginástica Artística 2023. Rebeca vem do hebraico Ribhqah, que literalmente significa "união", "ligação" e "aquela que une".
  • Glória: o nome, autoexplicativo, também significado "honra" e deriva do latim. Pode ser uma homenagem e tanto a Glória Maria, que morreu em fevereiro deste ano e deixou um legado valioso para as mulheres, principalmente as negras, do país.
  • Patrícia: a inspiração é Patrícia Rehder Galvão (1910-1962), conhecida como Pagu, que foi uma escritora, poetisa, diretora, tradutora, desenhista, cartunista, jornalista e militante comunista brasileira. O significado é “nobre”, “da mesma pátria” ou “compatriota”.
  • Bertha: de origem alemã, quer dizer “brilhante” e “famosa”. A cientista e ativista brasileira Bertha Lutz (1894-1976) teve papel fundamental na luta das mulheres pelo direito ao voto no país.
  • Dandara: significa “princesa guerreira” ou “princesa negra” e pode ser uma reverência à Dandara, guerreira negra do período colonial do Brasil e mulher de Zumbi, líder do Quilombo de Palmares. 

Nomes de bebês inspirados em mulheres marcantes das novelas Nomes de bebês inspirados em mulheres marcantes das novelas

  • Virgínia: inspirado na escritora inglesa Virginia Woolf (1882-1941), autora de uma série de obras notáveis como "Mrs. Dalloway" e de ensaios sobre a desigualdade de gênero e de oportunidades em sua época. Significa "virgem" e "donzela".
  • Nina: significa "menina", "graciosa", "protetora da fertilidade e mares" e "fogo". Ideal para reverenciar a cantora, compositora e pianista negra Nina Simone (1933-2003), voz ativa pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos.
  • Clara: inspirado na alemã Clara Zetkin (1857-1933), professora, jornalista e marxista que lutou por melhores condições das mulheres trabalhadoras não só na Europa, mas em todo o mundo. Clara também é um nome autoexplicativo e significa ainda "brilhante", "luminosa" e "ilustre".
  • Florence: de Florence Nightingale (1820-1910), inglesa considerada a fundadora da enfermagem moderna e inovadora da saúde pública. É a versão francesa e inglesa de Florença e significa "a que floresce” e “próspera”.
  • Angela: a inspiração é Angela Davis, professora e filósofa socialista estadunidense de 79 anos que mudou a história do feminismo ao enxergar as questões femininas sob a ótica racial. Quer dizer "anjo" ou "mensageira".
  • Clarice: inspirado em Clarice Lispector (1920-1977), escritora ucraniana radicada no Brasil que se tornou o principal nome feminino da literatura no país. Significado: "a que é brilhante", “luminosa” ou “ilustre”.
  • Mary: de Mary Wollstonecraft (1759-1797), escritora, filósofa, e defensora dos direitos da mulher inglesa. Ela é considerada a primeira pensadora feminista da história e seu nome quer dizer “senhora soberana”, “vidente” ou “a pura”.
Fonte: Redação Nós
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade