Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

5 artistas da Globo que são pessoas com deficiência

Benedita Casé, filha de Regina Casé, teve o diagnóstico de surdez ainda na infância; veja outros

17 set 2024 - 05h01
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Veja alguns atores da Globo que são pessoas com deficiência. Eles também querem inspirar outras pessoas e conscientizar o público.

A representatividade de pessoas com deficiência no audiovisual tem avançado nos últimos anos, e, na Globo, diversos artistas com deficiência vêm ganhando destaque. A visibilidade de suas histórias contribui para uma maior inclusão das pessoas com deficiência. A seguir, confira 5 artistas que são pessoas com deficiência da Globo:

Benedita Casé 

Benedita Casé, filha de Regina Casé, irá estrear como atriz no filme "90 decibéis", produzido pelos estúdios Globo
Benedita Casé, filha de Regina Casé, irá estrear como atriz no filme "90 decibéis", produzido pelos estúdios Globo
Foto: Reprodução: Instagram/beneditazerbini

Benedita Casé, filha de Regina Casé, nasceu ouvinte, mas teve o diagnóstico de surdez ainda na infância e precisa de aparelhos auditivos para se comunicar. Ela vai estrear como atriz no filme “90 decibéis”, produzido pelos estúdios Globo, como a protagonista Ana, uma advogada que perde a audição gradativamente. 

Benedita é apresentadora do videocast PCD POD e fala abertamente sobre a sua surdez em 2019. “Durante a minha vida inteira eu não sabia como ia ser. Não sabia até onde eu chegaria, como iria me virar, estudar, me formar, trabalhar, casar, ter filho”, escreveu no Instagram. 

No final de agosto, Regina Casé comemorou a estreia da filha como atriz e a inclusão de pessoas com deficiência no audiovisual. “Hoje em dia é possível ligar a TV e ver um elenco com muitos atores negros, o que antes era impensável... Hoje, vemos pessoas com deficiência ocupando lugares nunca antes imaginados! Claro que queremos muito mais e vamos conseguir! Mas temos que comemorar essas vitórias, né?”, escreveu no Instagram.

Pedro Neschling

Pedro Neschling, intérprete do personagem Eriberto na novela "Renascer", foi diagnosticado com deficiência auditiva aos 18 anos de idade. Ele gosta de falar sobre sua condição para conscientizar mais pessoas sobre as deficiências.

"A gente vive em uma sociedade que tem muito preconceito com as pessoas com deficiência. Elas têm a tendência de achar que elas [pessoas com deficiência] estão incapazes. Isso é muito problemático", disse à Quem.

"Para mim, é um alívio até poder falar sobre isso. A gente quer positivamente que as pessoas se aceitem e conversem com seus familiares. E muitas vezes não querem se aceitar, não querem aceitar suas condições, não querem, às vezes, fazer uma audiometria para descobrir se tem ou não uma perda. Mas é muito importante falar, porque só falando que a gente compreende, elabora e evolui."

Giovanni Venturini

Giovanni Venturini
Giovanni Venturini
Foto: Reprodução: Instagram/gioventurini

Giovanni Venturini, um ator com nanismo, esteve na segunda temporada da série "Justiça", do Globoplay, e que teve alguns episódios transmitidos na TV Globo. Ele interpretou Elias e a trama não envolve a condição de Giovanni. “É um personagem que não foi escrito sendo uma pessoa com nanismo e não fala sobre nanismo”, disse ao Terra NÓS em março deste ano.

“Vai ser importante as pessoas me verem nesse lugar e tirar esses estigmas de que pessoas com deficiência só podem fazer personagens com deficiência ou 'bonzinhos'. O meu personagem não é muito bem visto, não vou dizer que ele é o vilão da história, mas digamos que ele é o parceiro e o cúmplice de um dos vilões.”

Tabata Contri

Tabata Contri, a advogada Juliana na novela "Travessia", ficou paraplégica após sofrer um acidente de carro no Réveillon de 2001, aos 20 anos. Hoje, ela é cadeirante e, além de ser atriz, também trabalha palestrando sobre acessibilidade e outros assuntos.

"As pessoas se reconhecem em algumas cenas da Juliana. Recebo mensagens todos os dias dizendo ‘passei por isso agora há pouco’ ou ‘passo por isso todos os dias’, principalmente pela questão da acessibilidade e na questão latitudinal, como as pessoas lidam com as pessoas com deficiência. Seja o motorista de ônibus que não para para o cadeirante ou o dono de bar que acha tudo bem que sejamos carregados", disse em entrevista ao NaTelinha.

Camila Alves

Camila Alves
Camila Alves
Foto: Reprodução Globoplay

A atriz Camila Alves, intérprete de Gabriela em "Todas as Flores", novela do Globoplay, tem deficiência visual e também trabalhou como consultora na novela, ajudando a retratar o universo das pessoas com deficiência.

O seu cão-guia, Astor, que atuou com ela na novela, morreu no início do ano passado. "Astor partiu de forma apressada, foi pego de surpresa, fomos todos pegos de surpresa… um susto, um sopro", escreveu ela no Instagram. O novo cão-guia de Camila se chama Pix.

Quais são os tipos de deficiência? Quais são os tipos de deficiência?

Fonte: Redação Nós
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade