Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

5 razões pelas quais mulheres 50+ estão no seu melhor momento

Boa autoestima, liberdade e bem-estar são algumas delas

19 out 2024 - 05h01
Compartilhar
Exibir comentários
Aos 50 anos, muitas mulheres atingem um patamar de independência e autonomia que as tornam mais livres e realizadas do que nunca
Aos 50 anos, muitas mulheres atingem um patamar de independência e autonomia que as tornam mais livres e realizadas do que nunca
Foto: Reprodução: Instagram/susanavieiraoficial

O envelhecimento feminino carrega estigmas na sociedade, mas mulheres com mais de 50 anos estão redefinindo a maturidade e mostrando que essa fase da vida pode ser o ápice de realizações, equilíbrio e bem-estar.

Seja na carreira, na vida pessoal ou na forma como se enxergam, essas mulheres têm muito a ensinar sobre confiança e sucesso.

Autoconfiança em alta

Após anos de experiências e autodescobertas, as mulheres 50+ geralmente têm uma autoestima mais sólida e sabem exatamente quem são, o que valorizam e o que não estão dispostas a tolerar.

Um exemplo claro disso é a atriz Susana Vieira. Aos 82 anos, ela segue sendo uma das maiores referências da televisão brasileira, não apenas pelo talento, mas por sua confiança e personalidade marcante. Susana nunca escondeu sua autenticidade, seja diante das câmeras ou na vida pessoal, sempre destacando suas qualidades. 

“O que é uma pessoa ruim ou duas para 130 milhões de brasileiros que me amam? Então, meu amor, ninguém é mais poderoso do que Deus e eu, sabe? Quem quiser se aproximar de mim para ruindade vai quebrar a cara, só isso”, afirmou Susana em uma entrevista, refletindo o espírito de muitas mulheres que, aos 50, estão mais seguras de si do que nunca.

Carreira e experiência

Chegar aos 50 pode significar o momento de colher os frutos de uma carreira construída com esforço e dedicação. Mulheres nessa fase têm a vantagem de reunir conhecimento e experiência profissional e de vida, o que muitas vezes resulta em reconhecimento em suas áreas de atuação.

A atriz Betty Faria, 83 anos, exemplifica isso. Com mais de cinco décadas de carreira, Betty consolidou sua presença tanto no teatro quanto na televisão, tornando-se uma referência no cenário artístico brasileiro. 

Interpretando a personagem Belisa na novela “Volta por Cima”, da Globo, Betty Faria comentou sobre como a maturidade e vivência contribuíram para seu trabalho. "Tenho toda uma vivência, um passado político, porque vivemos os anos 1970, a ditadura militar. Tive trabalhos censurados, tive peças de teatro censuradas, filmes e novela censurados. Vivemos isso intensamente", disse em entrevista ao uol.

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Uma coisa comum com a idade avançando é encontrar um equilíbrio mais saudável entre trabalho e vida pessoal. Essa fase costuma ser marcada por uma vida mais organizada, com tempo para projetos pessoais.

A cantora Daniela Mercury, 59 anos, tem uma carreira musical de sucesso. Ela administra seus compromissos profissionais sem deixar de lado a vida pessoal, fazendo passeios com os filhos e viagens românticas com a esposa, a jornalista Malu Verçosa. 

Em entrevista ao uol, falando sobre os 10 anos de casamento com Malu, Daniela comentou que sem sua família, ela “não saberia quem é hoje”. “O amor mudou o mundo. E eu cresci muito como pessoa, aprendi tanta coisa”.

Saúde e bem-estar

As mulheres estão cada vez mais conscientes da importância de cuidar da saúde física e mental. Aos 50 anos, muitas já adotaram hábitos que priorizam o bem-estar, com foco em práticas que ajudem na longevidade e qualidade de vida.

A atriz Glória Pires, 61 anos, mantém uma rotina de exercícios regulares e é adepta de práticas saudáveis que ajudam a manter o vigor e a saúde mental em dia.

Glória busca levar esses temas para seus seguidores, conversando sobre assumir o cabelo grisalho e participando de campanhas voltadas para a saúde das mulheres. No dia 8 de outubro, a atriz publicou um vídeo sobre a importância dos exames médicos e alertou sobre o câncer de mama. 

Liberdade e autonomia

Por fim, uma das maiores conquistas das mulheres é a liberdade de tomar decisões com total autonomia. Seja no campo profissional, pessoal ou financeiro, muitas alcançam essa fase com uma independência que lhes permite escolher suas prioridades sem se preocupar com pressões externas.

Zezé Motta, aos 80 anos, continua ativa e engajada em diversas causas sociais, além de ser uma das artistas mais respeitadas do país. Sua carreira longeva e a dedicação à luta contra o racismo e pela igualdade de direitos mostram uma mulher completamente em controle de suas escolhas.

"Eu tenho muitos motivos na minha trajetória para me orgulhar, mas um dos mais importantes hoje é estar em cena com essa idade. Eu não paro! É uma alegria estar na ativa”, disse em entrevista à revista Vogue. 

Rosto de campanhas que celebram a beleza negra, Zezé trabalhou com marcas como Avon, L'Oréal e Natura. "Depois de idosa, me descobriram", brincou na rede social X, em julho de 2022.

Fonte: Redação Nós
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade