Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

7 sinais de um relacionamento narcisista e como isso é ruim para a mulher

Narcisismo é um transtorno de personalidade caracterizado por uma visão de superioridade e abusos

27 set 2024 - 05h02
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Relacionamento narcisista: manipulação, controle, falta de empatia e abuso emocional afetam a mulher negativamente.
Um homem narcisista é incapaz de se colocar no lugar da parceira, ignorando ou minimizando suas dores e preocupações
Um homem narcisista é incapaz de se colocar no lugar da parceira, ignorando ou minimizando suas dores e preocupações
Foto: Imagem de freepik

Um relacionamento narcisista é aquele em que a pessoa narcisista manipula, controla e explora a outra pessoa para satisfazer seu ego e suas necessidades emocionais. O narcisismo é um transtorno de personalidade caracterizado por uma visão exagerada e superior de si mesmo, necessidade de admiração e falta de empatia, o que pode tornar os relacionamentos abusivos.

Relacionamento abusivo: o que é e quais são os sinais Relacionamento abusivo: o que é e quais são os sinais

Confira alguns sinais de que você pode estar em um relacionamento narcisista:

Ele é manipulador

Um homem narcisista manipula as emoções e os comportamentos de sua companheira para controlar suas ações. Ele pode distorcer a realidade, fazendo a mulher duvidar de si mesma (atitude conhecida como gaslighting) e constantemente tenta fazer com que suas decisões e vontades se alinhem com as dele.

Não sente empatia com suas emoções

Ele é incapaz de se colocar no lugar da parceira, ignorando ou minimizando suas dores e preocupações. Se a mulher estiver passando por dificuldades, ele provavelmente desconsiderará ou invalidará suas emoções, focando sempre nele.

Quer que sempre preste atenção nele e o admire

A necessidade de validação é considerada um dos traços mais evidentes de um narcisista. Ele constantemente busca ser o centro das atenções e exige que a mulher esteja sempre disponível para admirá-lo e elogiá-lo, sem reciprocidade. E quando ele não consegue o que quer, pode agir com hostilidade.

Age de forma superior

Narcisistas frequentemente agem como se fossem superiores. Eles se mostram arrogantes, acreditando que sabem mais ou têm mais direitos do que os outros, inclusive do que a parceira. Isso pode fazer com que ela se sinta inferior ou incapaz de corresponder às suas expectativas.

Ele inferioriza a parceira

Ao invés de apoiar as conquistas da parceira, ele as desvaloriza. O narcisista constantemente critica ou ridiculariza a mulher, seja em público ou no privado, para que ela se sinta insegura e emocionalmente dependente dele.

As suas necessidades não importam, só as dele

O homem narcisista coloca suas necessidades e desejos acima de qualquer outra pessoa. Ele age como se os sentimentos e preocupações da parceira fossem irrelevantes, esperando que ela esteja sempre pronta para atender às suas exigências, e sem nunca receber o mesmo em troca.

É agressivo

Por fim, a agressividade também pode estar presente em um relacionamento narcisista, seja ela verbal, emocional ou até física. Ele usa ameaças, intimidações ou ataques para manter o controle. O abuso emocional, que pode incluir humilhação e manipulação, é uma característica frequente em relacionamentos narcisistas.

Como isso afeta a mulher?

A mulher que está em um relacionamento narcisista pode ser afetada negativamente de diversas formas. Sua autoestima pode ser profundamente abalada pela constante desvalorização do parceiro, resultando em baixa autoestima, ansiedade e até depressão, por exemplo.

Além disso, a dificuldade em estabelecer limites saudáveis pode resultar em uma dependência emocional, tornando desafiador o término da relação. O medo da retaliação e a crença na incapacidade de viver sem o parceiro podem manter a mulher presa ao ciclo abusivo do narcisista.

Fonte: Redação Nós
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade