8 músicas nacionais sobre relações homoafetivas: “Ninguém vai poder querer nos dizer como amar”
Conheça e relembre músicas que abordam relacionamentos LGBTQIA+
Muitas são as canções brasileiras que falam de amor, mas já parou para pensar quais músicas falam do amor sentido e vivido por pessoas LGBTQIA+? O Terra NÓS separou canções que retratam o amor homoafetivo de artistas da comunidade. Confira:
Toda forma de amor
A famosa canção de 1988 do cantor Lulu Santos é um hino incontestável quando falamos de amor homoafetivo. Seu famoso refrão, “Consideramos justa toda forma de amor”, retrata isso. Após assumir a homossexualidade, Lulu Santos dedicou a música “hit” para o seu companheiro na época: "Você é meu maior hit , Meu pote de ouro".
Flutua
A música do cantor pernambucano Johnny Hooker com a cantora Liniker se tornou um hino para a comunidade LGBTQIA+. De forma sútil, os cantores trazem o sentimentalismo e a força necessária para uma canção que retrata o amor homoafetivo, exaltando a luta de um casal que assume o relacionamento. “Baby, eu já cansei de me esconder. Entre olhares, sussurros com você. Somos dois homens e nada mais. Ninguém vai poder querer nos dizer como amar. E flutua", diz a letra.
Resta
Uma canção envolvente da cantora Ana Carolina com a cantora italiana Chiara Civello, “Resta” transborda sentimentalismo e atração de uma mulher por outra. “Juro que me falta o ar, a paixão bateu. Você é aquela mulher escondida nas letras de tantas canções”. As cantoras já tiveram um relacionamento amoroso.
Duas leoas
A música da cantora baiana Daniela Mercury demonstra o amor entre duas mulheres. Daniela canta junto com a esposa, Malu Verçosa, em uma canção cheia de afeto, exaltando o amor sáfico. Com uma melodia sútil, a música tem uma letra romântica e cheia de significado para o casal, que está junto desde 2013.
Meninos e Meninas
O cantor Jão, declaradamente bissexual, fala em sua canção “Meninos e Meninas” sobre o sentimento que já teve por ambos os sexos. "Olha só, mas meu coração é grande e cabem todos os meninos e as meninas que eu já amei", declara Jão na música. Com o mesmo nome, a música da banda Legião Urbana lançada em 1989, falava também sobre a bissexualidade. "E eu gosto de meninos e meninas, vai ver que é assim mesmo e vai ser assim pra sempre".
Deixa Rolar
As cantoras Day Limns e Carol Biazin surgiram após participarem do The Voice Brasil. As duas tiveram um relacionamento por um tempo e lançaram a canção “Deixa rolar”, que conta o envolvimento de duas mulheres. “Eu me prendi no teu olhar (..) pra te convencer que no final vai ser eu e você”, diz a letra.
Eu Quero Alguém
Bissexual, Cazuza explorava a sexualidade em suas canções de forma sútil, irônica e política. Assumido publicamente, utilizava das canções para demonstrar também seu interesse por homens e mulheres. Na música “Eu Quero Alguém”, Cazuza canta “Quero alguém que use calça ou saia”, referindo-se às vestimentas normativas de cada sexo. Na canção “Como Já Dizia Djavan”, o cantor também fala sobre sexualidade. “Que o amor não é inviável. Num mundo inacreditável. Dois homens apaixonados”.
Acho que te amo
“Fico pensando se eu já te conheço quando te sinto na ponta dos dedos (..) como a minha canção preferida tu é, mais que um amor pra essa vida”. A cantora Ana Gabriela é conhecida pelas músicas românticas com enfoque na relação entre mulheres.