Advogado é o primeiro indígena a assumir Secretaria Especial da Saúde Indígena
Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) avalia nomeação de Weibe Tapeba como estratégica
Weibe Tapeba, foi nomeado Secretário Especial da Saúde Indígena (Sesai), ele é o primeiro indígena a assumir a pasta, órgão importante para a vida dos povos indígenas. Weibe é uma liderança do estado do Ceará. Ele é advogado, ativista indígena, vereador de segundo mandato pelo município de Caucaia e atuante nas políticas da saúde indígena há anos.
A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) avalia a nomeação de Weibe como estratégica. "Na atual conjuntura, de recontrução das políticas públicas do Brasil, é necessário garantir que as demandas dos povos indígenas na área da saúde sejam atendidas e que esse processo de construção seja pautado pelo diálogo e participação social", escreveu em nota.
A Apib também afirmou que "ele será capaz de reconduzir a saúde indígena para o seu papel de proteção da vida". A articulação participou do Grupo de Trabalho sobre povos indígenas no Governo de Transição de Lula e colaborou com debates sobre a refundação da Sesai.
"O envolvimento do movimento indígena em espaços de tomada de decisão é fundamental para que o nosso futuro seja construído com a nossa participação", finalizou.